Preining vence primeira etapa em Hockenheim e pode ter título na classificação da segunda
Thomas Preining comandou a penúltima etapa do campeonato e pode ser campeão antes mesmo da corrida do domingo
Thomas Preining venceu neste sábado (21) a primeira das duas etapas da rodada final em Hockenheim e por pouco já não ficou com o título da temporada 2023 do DTM. O austríaco dominou a corrida, só perdendo a liderança na janela de paradas nos boxes, e pode ser campeão antes mesmo da prova deste domingo, dependendo do resultado do treino classificatório.
Preining, da Porsche, herdou a pole-position depois que Mirko Bortolotti um de seus rivais na luta pelo título, teve sua volta de classificação deletada por exceder os limites de pista. O italiano da Lamborghini acabou relegado para a oitava posição no grid, logo atrás de Ricardo Feller, da Audi, o outro postulante à taça.
Na largada, Preining manteve sem sustos a ponta, tendo no seu encalço o norueguês Dennis Olsen, também da Porsche. Christian Engelhart, segundo na largada, caiu para terceiro. Feller conseguiu pular para a quinta colocação e Bortolotti passou a sétimo. Os dois precisavam do máximo de pontos possível para evitar a conquista de Preining.
Mas o grande problema de ambos foi Jack Aitken. Ex-F1, o inglês da Ferrari foi páreo duro e impediu o avanço de ambos em momentos distintos. Foram vários os toques e as divididas. Quando conseguiram a ultrapassagem, já era tarde.
Feller, assim, chegou em quarto lugar, mas já sem chances de ser campeão. Bortolotti ainda conseguiu salvar um quinto, deixando a diferença entre ele e Preining no campeonato em 27 pontos (218 a 191).
Ainda estão em jogo 28 pontos, sendo 3 para quem faz a pole e 25 pela vitória. Isso significa dizer que Bortolotti precisaria conquistar o primeiro lugar no grid na classificação para a corrida de domingo e torcer para que Preining não pegue o segundo ou terceiro postos, levando 2 ou 1 ponto, respectivamente. Mesmo se trouxesse a diferença para 25 pontos antes da largada, Mirko teria desvantagem nos critérios de desempate por Thomas já ter vencido mais provas que o rival. Não sendo pole, pois, Preining comemoraria o título antes mesmo da largada.
A corrida final da temporada do DTM em Hockenheim começa às 8h30 (de Brasília) deste domingo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!