Stock Car suspende pontuação do Velocitta antes de realização de corrida 2 em junho
A Stock Car suspendeu a pontuação da corrida sprint do Velocitta até que a segunda prova do fim de semana seja disputada, em junho. Com isso, Gabriel Casagrande volta a ser líder da competição em 2024
A Stock Car Pro Series anunciou, nesta segunda-feira (15), uma mudança temporária da pontuação da temporada 2024. Por conta de uma exigência do regulamento, os pontos dados na sprint do Velocitta, disputada em março deste ano, estão suspensos até a realização da corrida 2, em junho.
A primeira prova no Velocitta terminou com vitória de Felipe Massa, que também assumiu a liderança do campeonato e manteve após a corrida 2 ser suspensa por conta das fortes chuvas no interior paulista. No entanto, o regulamento da Stock Car disse que a etapa só é considerada válida se as duas corridas forem realizadas, algo que não aconteceu.
Sendo assim, a categoria chega a Interlagos neste fim de semana com Gabriel Casagrande na liderança do certame, já que o piloto paranaense era o ponteiro na tabela de pontos antes da etapa no Velocitta. Fernando Julianelli, CEO da Vicar, explicou a mudança.
"[Felipe] Massa e os demais pilotos que foram bem na Corrida 1 do Velocitta não perderam os pontos. É apenas o adiamento da aplicação daquela pontuação até que a etapa esteja completa – exigência para que seja válida. Não há prejuízo para ninguém. A questão é que o regulamento está para um campeonato como a Constituição está para o país: precisa ser cumprido e respeitado, senão a própria disputa perde o sentido", destacou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
"As regras são referendadas por todos antes do início da temporada. Então, resta a nós aplicá-las para que a competição seja o mais justa possível", completou o dirigente.
A corrida 2 no Velocitta sequer teve largada. Uma forte chuva caiu na região do autódromo pouco antes da prova da Stock Car, adiando a disputa para 28 de junho, uma sexta-feira que antecede o próximo compromisso da categoria no mesmo autódromo. Julianelli deu mais detalhes sobre a utilização do regulamento neste evento.
"Os pilotos vão largar com o mesmo lastro, pneus e peso que usariam na Corrida 2 que foi suspensa. E ao fazermos a reposição no Velocitta estaremos oferecendo um cenário perfeito, pois se trata da mesma pista onde iríamos competir anteriormente", afirmou.
Agora, após a suspensão dos pontos no Velocitta, Gabriel Casagrande volta a ser o líder da Stock Car 2024, com 111 pontos, seguido por Julio Campos (105), Felipe Baptista (94), Lucas Foresti (91) e Bruno Baptista (87). Antes ponteiro, Massa volta para o sexto lugar, com 82 pontos.
A Stock Car volta às pistas no fim de semana de 20 e 21 de abril, em Interlagos, com a terceira etapa do campeonato em 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa durante todo o ano.