Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car em Buenos Aires

Além das vitórias de Casagrande e Rossi, outros pilotos merecem destaque na rodada dupla em Buenos Aires. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos para ficarmos de olho na sequência da temporada

Stock Car encerrou neste domingo (8) a nona etapa da temporada 2023 com vitórias de Gabriel Casagrande na corrida 1 e Matías Rossi na segunda prova em Buenos Aires. O evento marcou a volta da categoria à Argentina depois de um hiato de seis anos longe - o último encontro havia sido em 2017.

Diante deste cenário, alguns pilotos pegaram o elevador de subida no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a sequência do ano. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce do campeonato, com três destaques positivos e negativos após as corridas em solo argentino. Confira:

SOBE

[relacionadas]

Casagrande rumo ao bi

O piloto da A. Mattheis Vogel parece cada vez mais próximo de conquistar o bicampeonato da Stock Car. A vitória veio com inteligência, esperando o momento certo de fazer a parada para dar o bote certeiro e bater a carteira de Felipe Fraga. Foi o terceiro triunfo em 2023 e a manutenção da diferença de 21 pontos para o vice-líder, Rubens Barrichello.

Camilo somou 36 pontos em Buenos Aires (Foto: Duda Bairros)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Consistências de Camilo e Petecof

O piloto da Ipiranga Racing somou 36 pontos no fim de semana com os dois quartos lugares conquistados no Autódromo Oscar y Juan Galvez, que recolocou Camilo na rota dos postulantes a derrotar Casagrande em 2023. O jovem da Full Time Sports, por sua vez, trouxe 40 para casa com o pódio e a quinta colocação, confirmando que é dos nomes a ficar de olho em um futuro próximo na Stock.

Voltar a correr fora do Brasil

Era um sonho da categoria que, enfim, foi possível em 2023. O circuito, embora não tenha sido palco de grandes ultrapassagens, tem mais de dez traçados que podem proporcionar boas corridas no país. E a tendência é de aumentar o número de provas, afinal, o Uruguai também se coloca como uma possível pista para a temporada 2024. E Santiago Urrutia também é nome quase certo para estar no grid no ano que vem. É juntar o útil ao agradável para trazer uma variedade maior de praças para o campeonato.

A largada da corrida 2 em Buenos Aires (Foto: Duda Bairros)

DESCE

Daniel Serra parece em declínio

Pela segunda etapa consecutiva, o tricampeão, de contrato renovado com a Eurofarma-RC para 2024, não se achou na rodada dupla. E pior: volta para casa com apenas dois pontos conquistados e, agora, é o oitavo colocado no campeonato, 57 atrás de Casagrande. O ano de 2023 parece ter dado com os burros n'água e Daniel, faltando três etapas para o fim, hoje é carta fora do baralho para disputar o título nesta temporada. A ver o que pode fazer na próxima etapa.

Festival de desclassificações

Só na rodada argentina, foram três: Sergio Jimenez, Denis Navarro e Lucas Kohl. E por erros bobos, como ultrapassar antes da bandeira verde - caso dos dois primeiros - e não cumprir o drive-through dentro do tempo estabelecido - punição do jovem da Hot Car. Penalizações estas em que não há defesa, apenas a ânsia em descumprir a regra.

Crown Racing não evolui na temporada

A equipe, renovada para este ano com a dupla Nelsinho Piquet e Enzo Elias, não progride e pouco entrega em 2023. O filho do tricampeão de Fórmula 1 até tenta tirar performance do carro, mas o acerto da Crown não funciona e empata o veterano. Elias, por sua vez, também não vem aproveitando a chance de fazer uma temporada completa e anda costumeiramente nas últimas colocações. Resta saber se Piquet terá paciência de esperar um grande acerto para seu equipamento no próximo ano.

Serra sofreu nas duas últimas etapas da Stock Car em 2023 (Foto: Duda Bairros)

A categoria volta no dia 29 de outubro, com a rodada dupla no Velocitta. O GP acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa.