Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car em Buenos Aires
Além das vitórias de Casagrande e Rossi, outros pilotos merecem destaque na rodada dupla em Buenos Aires. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos para ficarmos de olho na sequência da temporada
A Stock Car encerrou neste domingo (8) a nona etapa da temporada 2023 com vitórias de Gabriel Casagrande na corrida 1 e Matías Rossi na segunda prova em Buenos Aires. O evento marcou a volta da categoria à Argentina depois de um hiato de seis anos longe - o último encontro havia sido em 2017.
Diante deste cenário, alguns pilotos pegaram o elevador de subida no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a sequência do ano. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce do campeonato, com três destaques positivos e negativos após as corridas em solo argentino. Confira:
SOBE
Casagrande rumo ao bi
O piloto da A. Mattheis Vogel parece cada vez mais próximo de conquistar o bicampeonato da Stock Car. A vitória veio com inteligência, esperando o momento certo de fazer a parada para dar o bote certeiro e bater a carteira de Felipe Fraga. Foi o terceiro triunfo em 2023 e a manutenção da diferença de 21 pontos para o vice-líder, Rubens Barrichello.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Consistências de Camilo e Petecof
O piloto da Ipiranga Racing somou 36 pontos no fim de semana com os dois quartos lugares conquistados no Autódromo Oscar y Juan Galvez, que recolocou Camilo na rota dos postulantes a derrotar Casagrande em 2023. O jovem da Full Time Sports, por sua vez, trouxe 40 para casa com o pódio e a quinta colocação, confirmando que é dos nomes a ficar de olho em um futuro próximo na Stock.
Voltar a correr fora do Brasil
Era um sonho da categoria que, enfim, foi possível em 2023. O circuito, embora não tenha sido palco de grandes ultrapassagens, tem mais de dez traçados que podem proporcionar boas corridas no país. E a tendência é de aumentar o número de provas, afinal, o Uruguai também se coloca como uma possível pista para a temporada 2024. E Santiago Urrutia também é nome quase certo para estar no grid no ano que vem. É juntar o útil ao agradável para trazer uma variedade maior de praças para o campeonato.
DESCE
Daniel Serra parece em declínio
Pela segunda etapa consecutiva, o tricampeão, de contrato renovado com a Eurofarma-RC para 2024, não se achou na rodada dupla. E pior: volta para casa com apenas dois pontos conquistados e, agora, é o oitavo colocado no campeonato, 57 atrás de Casagrande. O ano de 2023 parece ter dado com os burros n'água e Daniel, faltando três etapas para o fim, hoje é carta fora do baralho para disputar o título nesta temporada. A ver o que pode fazer na próxima etapa.
Festival de desclassificações
Só na rodada argentina, foram três: Sergio Jimenez, Denis Navarro e Lucas Kohl. E por erros bobos, como ultrapassar antes da bandeira verde - caso dos dois primeiros - e não cumprir o drive-through dentro do tempo estabelecido - punição do jovem da Hot Car. Penalizações estas em que não há defesa, apenas a ânsia em descumprir a regra.
Crown Racing não evolui na temporada
A equipe, renovada para este ano com a dupla Nelsinho Piquet e Enzo Elias, não progride e pouco entrega em 2023. O filho do tricampeão de Fórmula 1 até tenta tirar performance do carro, mas o acerto da Crown não funciona e empata o veterano. Elias, por sua vez, também não vem aproveitando a chance de fazer uma temporada completa e anda costumeiramente nas últimas colocações. Resta saber se Piquet terá paciência de esperar um grande acerto para seu equipamento no próximo ano.
A categoria volta no dia 29 de outubro, com a rodada dupla no Velocitta. O GP acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa.