Casagrande dá nó tático em Fraga e vence corrida 1 da Stock Car em Buenos Aires

Terceira vitória de Casagrande na temporada, a décima na carreira pela Stock Car. Fraga e Petecof completaram o pódio em Buenos Aires

Gabriel Casagrande é o vencedor da corrida 1 da Stock Car em Buenos Aires. O piloto da A. Mattheis Vogel ganhou a liderança na estratégia dos boxes para obter, neste domingo (8), a terceira vitória na temporada 2023.

A corrida 2 acontece na sequência, às 11h25 (ambas no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades com cobertura completa.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi a corrida 1 em Buenos Aires:

A Argentina amanheceu neste domingo com tempo nublado, 19ºC de temperatura. A pole-position era de Felipe Fraga, com Gianluca Petecof ao seu lado. Na largada, o piloto da Blau Motorsport manteve a ponta. Dudu Barrichello subiu para a sexta posição, ultrapassando Ricardo Zonta.

Na abertura da volta 2, Rossi e Casagrande disputam a terceira posição, com o líder da temporada levando a melhor. No final da passagem, Petecof tinha pouco mais de 1.5s de desvantagem para o #88. Mais atrás, a briga era intensa entre Denis Navarro, Felipe Massa e Allam Khodair.

Rubens Barrichello, que largou em 14º, ganhou três posições e já brigava com Ricardo Maurício pela décima colocação. No sétimo giro, boxes abertos, hora da parada obrigatória nos boxes. Casagrande colocou de lado na curva 1 e fez linda manobra em cima de Petecof.

Santiago Urrutia foi dar um passeio na brita e levantou bastante poeira, obrigando a entrada do safety-car na pista. A direção de prova anunciou um drive-through para Ricardo Zonta por queimar a largada. Rossi perdeu a passada e, consequentemente, duas posições para Thiago Camilo e Dudu Barrichello.

Depois de três voltas, enfim, bandeira verde e a prova recomeça em Buenos Aires. Casagrande, Zonta e Rafael Suzuki foram os primeiros a fazer suas paradas obrigatórias. Camilo colocou por dentro e, com o push-to-pass, ultrapassou Dudu Barrichello pela quarta posição.

Bruno Baptista, em sua parada, teve um problema na hora de parafusar a roda do carro, perdendo algum tempo nos boxes. César Ramos e Rubens foram para a troca de pneus e reabastecimento. A tática de Gabriel foi suficiente para voltar à frente de Fraga e assumir a liderança da prova.

Lucas Kohl também recebeu punição dos comissários por andar acima do limite de velocidade nos boxes. Volta 17 da prova, pit-lane fechado e os cinco primeiros neste momento eram: Casagrande, Fraga, Petecof, Camilo e Rossi.

A diferença entre líder e vice-líder era de apenas 0.5s. Rossi novamente cometeu um erro e caiu para sétimo, sendo ultrapassado por Salas e Dudu. O #85 usou o botão de ultrapassagem e assumiu a quinta posição, com bela manobra em cima do #91 da Mobil Ale.

Maurício e Suzuki protagonizavam grande disputa pela sétima posição. Lá na frente. coube a Casagrande conduzir o carro com cuidado para vencer pela terceira vez na temporada 2023. Fraga e Petecof completaram o pódio. Rossi será o pole-position na corrida 2.