Red Bull diz que vaga de Pérez "está nas mãos dele", mas avisa: "Temos três na AlphaTauri"
Enquanto o chefe Christian Horner criticou a oportunidade perdida de Sergio Pérez para aumentar a gordura no Mundial de Pilotos no GP do Catar, o consultor-esportivo Helmut Marko deixou claro que pensa na possibilidade de substituir o mexicano
A cada corrida da temporada 2023 da Fórmula 1, Sergio Pérez vê sua situação ficar mais complicada na Red Bull. Depois de mais um desempenho decepcionante, com a décima posição no GP do Catar — e 15s de punição por extrapolar os limites de pista diversas vezes —, o mexicano precisou lidar com um forte puxão de orelha por parte da equipe. Christian Horner, que deixou clara a insatisfação com o rendimento do piloto, viu um fim de semana "horrível" de sua parte.
"'Checo' [Pérez] teve uma corrida chocante", admitiu Horner à Sky. "Ele teve um fim de semana horrível. Foi uma grande oportunidade perdida de realmente consolidar o segundo lugar [no Mundial de Pilotos]. Ele precisa recuperar a forma que mostrou no início da temporada. E sabemos que pode fazer", destacou o britânico.
Helmut Marko, como quase sempre, foi além. O consultor-esportivo da Red Bull disse que até viu alguns momentos promissores de Pérez em Lusail, mas pediu para que o mexicano se recupere urgentemente — sob risco de perder o segundo lugar no Mundial de Pilotos com um dos carros mais dominantes da história da Fórmula 1.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Ele precisa encerrar essa espiral negativa", criticou Marko ao portal austríaco ORF. "Entre uma e outra, ele conseguiu voltas rápidas novamente [no Catar], mas isso não ajuda se você tiver 10s de punição. [A grande diferença entre os dois pilotos] não era um problema, desde que não tivéssemos um perseguidor constante", disse o austríaco, que admitiu "nem ter percebido" a terceira punição de 5s do mexicano.
"Mas, agora, será crítico [melhorar o rendimento], porque temos dois pilotos fortes na McLaren", avaliou. "Espero que possamos salvar [o segundo lugar no Mundial de Pilotos]. Parecia que estava bem confortável por um tempo, mas, agora, a vantagem está derretendo", admitiu.
Por fim, o austríaco deixou no ar a possibilidade de uma mudança. Ao argumentar que Pérez precisa melhorar imediatamente, Marko pontuou que a Red Bull ainda tem a possibilidade de apelar para a AlphaTauri, que tem Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, além do reserva Liam Lawson — que fica à disposição das duas equipes.
"'Checo' precisa entregar agora. Queremos manter o contrato, que vai até 2024, e está inteiramente nas mãos dele. Temos três pilotos na AlphaTauri, e Lawson serve como reserva para os dois carros. Então, muitas coisas podem acontecer", reconheceu. Ainda segundo ele, "mais cedo ou mais tarde, Liam estará consistentemente na F1".