Red Bull rejeita que "cópia ignorante" do assoalho salve rivais: "Não é só geometria"

Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull na Fórmula 1, admitiu que não é ideal que todos vejam o assoalho da equipe. Mas nada desesperador

WOLFF P***, HORNER DEBOCHADO: MERCEDES x RED BULL REACENDE NA F1

Um fim de semana inteiro de corrida já passou desde que os fiscais do GP de Mônaco içaram o RB19 de Sergio Pérez após acidente e mostraram todo o assoalho da Red Bull e seu carro que só não faz chover na Fórmula 1 2023. Mas o que isso pode render? Segundo a equipe da marca de energéticos, nenhuma solução mágica para as equipes rivais.

Quem falou sobre o assunto foi Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull. Embora tenha admitido que não é o ideal de acontecer algo assim, até porque a Mercedes contou que estava estudando o assoalho por fotos, nada de salvação saíra das imagens. O assoalho sem as partes integradas internas vão render apenas "cópias ignorantes".

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"Não é ótimo que aconteça. Não colocamos nosso carro no alto para que as pessoas vejam, mas já aconteceu e vamos continuar a vida. Existe uma fase [de trabalho] entre as pessoas verem, colocar no carro e realmente melhorar. Uma melhor descrição é que uma cópia ignorante não vai necessariamente ser mais rápida: tem de integrar. Não é somente geometria do assoalho", afirmou.

"Nosso caminho de desenvolvimento está razoavelmente estabelecido em termos de datas em que queremos implementar coisas novas que nos tornem mais velozes", prometeu.

Sergio Pérez bateu e deu a chance disso acontecer (Foto: AFP)

"Se mudarmos o plano de desenvolvimento de alguém, então provavelmente vamos aumentar o período entre eles começarem o trabalho e colocarem [as novidades] no carro. Mais ou menos na altura do GP do Japão, veremos onde cada um está. Temos de manter nossa disciplina e caminho para desenvolver, porque é só nosso carro que podemos mudar. Não podemos influenciar o que os outros fazer, então vamos continuar trabalhando do nosso jeito", garantiu.

Além das conversas sobre o assoalho, Monaghan tratou das mudanças de Mercedes e Ferrari sobretudo nos sidepods de acordo com as últimas atualizações.

"Voltamos para 2009, 2010, 2011 e até 2014, quando estávamos ganhando corridas com um pacote semelhante ao que a Mercedes tinha. Não somos imunes a isso. Outras pessoas podem olhar para nosso carro e pegar influências se acharem que podem melhorar com isso. Tudo bem", falou.

"Pergunte para a McLaren sobre o carro de 2011, o que ele parecia quando não era rápido. Então, apareceram com um exaustor que era como o nosso, e o carro ficou bem rápido. Aconteceu por muitos anos, e vamos seguir em frente. É um método para nivelar o esporte. Não existem direitos sobre a criação", finalizou.

A Fórmula 1 volta em duas semanas, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá, em Montreal, oitava etapa da temporada 2023. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.

Sergio Pérez bateu no Q1 da classificação do GP de Mônaco (Vídeo: Reprodução/F1 TV/DAZN)