Suzuki bate Campos e vence primeira corrida sprint da Stock Car em Goiânia
De ponta a ponta, o piloto da TMG Racing estreou pela equipe com vitória tranquila na abertura da temporada da Stock Car. Júlio Campos e Thiago Camilo completaram o pódio em Goiânia
Rafael Suzuki teve jornada tranquila neste sábado (2) e venceu a primeira corrida sprint da temporada 2024 da Stock Car. Estreando pela TMG Racing, o piloto manteve boa margem de distância para Júlio Campos que chegou em segundo. Thiago Camilo completou o pódio em Goiânia.
Atual campeão da categoria, Gabriel Casagrande foi o quinto colocado, enquanto Rubens Barrichello fechou a corrida em 15º. Daniel Serra, acertado por Felipe Baptista, foi o único a abandonar a prova.
O piloto da Crown Racing, por sua vez, protagonizou outro incidente, desta vez nos boxes, ao se enroscar com Allam Khodair durante a parada obrigatória. NOTA DA REDAÇÃO: Gabriel Robe e Bruno Baptista tiveram 5s de acréscimo nos tempos de corrida por punições dos comissários.
A Stock Car volta à pista neste domingo (3), com a largada para a corrida principal em Goiânia ao meio-dia (todas no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa durante todo o ano.
Saiba como foi a corrida sprint em Goiânia:
A chuva que encerrou mais cedo a classificação da manhã não se apresentou em Goiânia, assim, tempo aberto para a largada. Na primeira fila, Suzuki e Zezinho Muggiati duelaram forte pela liderança, melhor para o #8, na estreia pela nova equipe.
Primeira curva tranquila, sem incidentes entre os pilotos. Mais à frente, começou o show de batidas: primeiro toque em Khodair, depois Felipe Baptista e, na sequência, Átila Abreu acertou Cacá Bueno. A direção de prova não acionou o safety-car.
Na briga pela vitória, Muggiati acionou o push-to-pass para tentar tomar a liderança, mas Rafael faz boa defesa de posição. Serra, com problemas na parte dianteira do carro graças ao toque de Felipe Baptista, foi aos boxes e é fim de prova para o tricampeão da Eurofarma-RC.
Rubens ganhara terreno na corrida, saindo da 20ª para a 14ª colocação. Mais calma, a volta 5 tinha Suzuki, Muggiati, Camilo, Júlio Campos e Bruno Baptista nas cinco primeiras posições. Os comissários de pista anunciam investigação para Cacá, Átila e Khodair pelas batidas na primeira volta e que seguiam na corrida.
Na sequência, a direção também confirmou que está de olho no incidente entre Felipe Baptista e Daniel. Chegamos a volta 7, assim, janela aberta e hora da parada obrigatória para os pilotos, que são obrigados a trocar um pneu, de acordo com o novo regulamento.
Na primeira entrada, o #121 da Crown Racing se encontrou com o #18 da Blau Motorsport se chocaram. Que dia para o pole da corrida principal da Stock Car! Zezinho, estreante na temporada, enrolou até a 11ª volta para entrar nos boxes e fazer sua troca de pneu.
Um erro da KTF Racing comprometeu bastante as chances do carro #38 seguir como um dos postulantes à vitória, caindo para a sexta colocação, atrás do campeão Casagrande. Começam a sair as punições: Abreu tomou um drive-through da direção de prova.
Na volta 13, a liderança era de Barrichello, que ainda não havia feito sua parada. O carro #35 de Gabriel Robe foi penalizado com acréscimo de 5s ao seu tempo pelo enrosco com Gianluca Petecof. Na parada, o #111 também morreu ao fim da parada, precisando ser empurrado pela equipe Mobil Ale.
Mais uma punição confirmada pela direção de prova: Khodair levou drive-through pelo incidente com Felipe Baptista nos boxes. César Ramos e Felipe Massa, na volta 15 enfim, são os últimos a fazer a troca obrigatória de pneus e Suzuki reassume a ponta da corrida.
A distância para Campos na segunda posição era bem confortável, quase 2s. Camilo, Bruno Baptista e Casagrande completavam os cinco primeiros. Com os pilotos já poupando equipamento para a corrida principal no domingo, coube a Suzuki conduzir o carro até a vitória, quebrando um jejum que durava desde a corrida 1 em Curitiba, em 2021.
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Stock Car 2024, Etapa 1, Goiânia, Corrida Sprint, Resultado Final (com punições a Robe e Bruno Baptista):
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | ||
1 | 8 | R SUZUKI | TMG RACING CHEVROLET | 21 voltas | |
2 | 4 | J CAMPOS | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | + 3.176 | |
3 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 7.954 | |
4 | 83 | G CASAGRANDE | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 11.635 | |
5 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 12.732 | |
6 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 14.192 | +5s |
7 | 38 | Z MUGGIATI | KTF RACING CHEVROLET | + 18.489 | |
8 | 12 | L FORESTI | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 20.345 | |
9 | 90 | R MAURÍCIO | EUROFARMA-RC CHEVROLET | + 20.735 | |
10 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | + 22.327 | |
11 | 81 | A LEIST | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 23.257 | |
12 | 28 | E ELIAS | CROWN RACING TOYOTA | + 24.770 | |
13 | 33 | N PIQUET JR | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 24.774 | |
14 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 26.441 | |
15 | 111 | R BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | + 28.546 | |
16 | 11 | G DI MAURO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 29.974 | |
17 | 88 | F FRAGA | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 34.959 | |
18 | 91 | D BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | + 35.810 | |
19 | 121 | F BAPTISTA | CROWN RACING TOYOTA | + 44.692 | |
20 | 95 | L KOHL | GARRA RACING CHEVROLET | + 46.043 | |
21 | 35 | G ROBE | GARRA RACING CHEVROLET | + 46.209 | +5s |
22 | 101 | G PETECOF | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 50.540 | |
23 | 19 | F MASSA | TMG RACING CHEVROLET | + 57.110 | |
24 | 37 | R TEIXEIRA | ASR COMPETIÇÕES CHEVROLET | + 1:06.893 | |
25 | 51 | A ABREU | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | + 1:30.758 | |
26 | 0 | C BUENO | KTF SPORTS CHEVROLET | + 1 volta | |
27 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 2 voltas | |
28 | 29 | D SERRA | EUROFARMA-RC CHEVROLET | Abandonou |