Porsche Penske #6 acerta estratégia de pneus e lidera 24 Horas de Le Mans após 18h

A Porsche Penske #6 acertou o momento de ir aos boxes e trocar para pneus slicks depois da chuva que atingiu o Circuito de La Sarthe em Le Mans. Com isso, assumiu a liderança com 6h restantes

Depois de um longo período de safety-car e a chegada da chuva no Circuito de La Sarthe, uma mudança estratégica serviu para alterar o cenário da corrida nas 24 Horas de Le Mans. Ainda com a Toyota #8 à frente do pelotão, Porsche Penske #6 e Toyota #7 decidiram apostar nos pneus slicks depois que a água abaixou. O plano deu certo, e o carro da equipe alemã assumiu a liderança com 18h de corrida completadas.

Para o Brasil, a manhã em La Sarthe ainda trouxe problemas: Felipe Nasr perdeu o controle da Porsche Penske #4, foi com força na barreira de pneus e despencou no pelotão. Com 6h restantes de corrida, o carro estava sete voltas atrás do líder.

[relacionadas]

Com cerca de 17h35min, uma forte batida do Heart of Racing #27 comandado por Daniel Mancinelli trouxe mais uma vez o safety-car à pista e embaralhou as estratégias. Ferrari #50 e AF Corse #83, que andavam no top-3, decidiram ir aos boxes e perderam terreno no pelotão. Em seguida, a Toyota #7 também entrou e caiu do terceiro lugar para o sétimo posto.

Com 18h transcorridas e 6h pela frente, o top-10 tinha a seguinte ordem: Porsche Penske #6 [Laurens Vanthoor], Toyota #8 [Ryo Hirakawa], Cadillac #2 [Earl Bamber], Porsche Penske #5 [Frédéric Makowiecki], AF Corse #83 [Robert Shwartzman], Ferrari #50 [Antonio Fuoco], Toyota #7 [Kamui Kobayashi], Jota #12 [Norman Nato], Jota #38 [Jenson Button] e Cadillac #3 [Scott Dixon].

Depois de liderar à noite, Toyota perdeu a ponta no começo da manhã em Le Mans (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

Na classe LMP2, a ponta neste momento estava com Ben Barnicoat, da AF Corse #183, seguido por Oliver Jarvis no United Autosports #22. Vector #10 [Patrick Pilet], Cool Racing #37 [Lorenzo Fluxá], Inter Europol #34 [Jakub Smiechowski], IDEC Sport #28 [Job van Uitert], AO #14 [Louis Delétraz], DKR #33 [Laurents Hörr], Algarve Pro Racing #25 [Olli Caldwell] e Panis #65 [Mathias Beche] completam o top-10.

Por fim, a classe LMGT3 apresentava a recuperação da Iron Dames, que chegou a rodar depois de ser tocado por Mathieu Jaminet em uma das Porsche Penske e caiu no pelotão. No entanto, o cenário da corrida permitiu a recuperação da equipe, que passou a ocupar a ponta com Michelle Gatting no carro #85.

Grégoire Saucy guia o United Autosports #59 — do brasileiro Nicolas Costa — no segundo lugar, com Jack Hawksworth em terceiro no Akkodis #87. Manthey EMA #91 [Richard Lietz], WRT #31 [Sean Gelael], United Autosports #95 [Marino Sato], Akkodis #78 [Kelvin van der Linde], Proton #88 [Giorgio Roda], Proton #44 [Christopher Mies] e GR Racing #86 [Daniel Serra] fecham o top-10.

O GRANDE PRÊMIO transmite as 24 Horas de Le Mans AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no TikTok.