Daytona abre conversas e se mostra disposto a virar estádio de time da NFL por 2 anos

Jacksonville Jaguars, franquia que disputa a NFL, principal liga de futebol americano nos Estados Unidos, anunciou reformas em seu estádio e procura novo local para abrigar os seus jogos por duas temporadas. Circuito de Daytona se colocou à disposição da equipe para receber os eventos

O Daytona International Speedway, um dos mais tradicionais circuitos da Nascar e do IMSA, pode receber jogos da NFL (National Football League, principal liga de futebol americano) nos próximos anos. O Jacksonville Jaguars, franquia que integra a Divisão Sul da Conferência Americana, anunciou na quarta-feira passada (7) que pretende fazer uma série de reformas em seu estádio, o TIAA Bank Field, e com isso precisará de um novo local para abrigar seus jogos por duas temporadas.

O projeto dos Jaguars abrange uma completa reforma do estádio em Jacksonville, que tem capacidade para receber 67.814 pessoas. O entorno também receberá melhorias em parceria com a prefeitura local. Ao todo, as mudanças estão orçadas em aproximadamente US$ 2 bilhões (ou R$ 9,7 bilhões). Caso as tratativas da franquia com o poder público avancem e sejam aprovadas, as obras estão previstas para iniciarem em 2025.

Relacionadas

Vários locais estão sendo analisados pelo presidente da equipe, Mark Lamping, a fim de abrigar os jogos da NFL. Já houve conversas com a Universidade da Flórida para usar o Ben Hill Griffin Stadium e também com os diretores do Camping World Stadium, em Orlando. Entretanto, as distâncias de Jacksonville para essas cidades são consideradas entraves para um acordo.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Daytona pretende abrir conversas com Jacksonville Jaguars para receber jogos de futebol americano (Foto: Nascar)

Outras duas possibilidades estudadas são o estádio de beisebol do Miami Marlins, com capacidade de 11 mil lugares, e a praça de esportes da Universidade do Norte da Flórida, de 9,4 mil assentos. Porém, os Jaguars teriam um alto custo para adaptar esses locais aos padrões da NFL e mesmo assim o ticket médio não compensaria o gasto. Diante do imbróglio, a franquia pretende conversar com os responsáveis pelo circuito de Daytona para que as partidas sejam levadas para o gramado localizado na região central do autódromo.

"Seria uma solução interessante, mas também exigiria um investimento significativo em termos de infraestrutura. Pode acomodar uma multidão. Seria um pouco instável, mas vale a pena considerar. Após as reformas realizadas [em 2016], é uma boa [alternativa]", ponderou Lamping em entrevista à revista americana Venues Now. A capacidade projetada do circuito para receber jogos de futebol americano é de 101,5 mil pessoas.

Em nota oficial enviada à emissora NBC Sports, o presidente do Daytona International Speedway, Frank Kelleher, disse que está disposto a conversar com os Jaguars sobre a possibilidade do circuito servir como um estádio temporário e disse que vê o assunto como importante para o cenário esportivo da comunidade local.

"Daytona é um local de esportes e entretenimento de renome mundial e hospeda uma programação completa de eventos a cada ano. Como bons vizinhos da comunidade esportiva da Flórida, nós conversaremos com o Jacksonville Jaguars para ver se podemos ajudá-los com suas possíveis necessidades futuras de instalações, junto de nossos eventos agendados", escreveu Kelleher.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Projeções com campos de futebol circularam as redes sociais durante a semana. Daytona receberia jogos do Jacksonville Jaguars no gramado central do circuito oval (Foto: Redes sociais / Reprodução)

O maior entrave em Daytona seria a coincidência de datas com eventos de diversas categorias automobilísticas, como a tradicional prova das 24 Horas de Daytona e as etapas da Nascar, já que os jogos da NFL acontecem entre agosto e janeiro do ano seguinte — que consiste na duração de uma temporada da liga.

Não seria a primeira vez que o circuito de Daytona receberia jogos de futebol americano. De 1974 a 1975, o autódromo sediou quatro partidas dos times Bethune-Cookman, Florida A&M e Mississippi Valley State, dentro do campo interno do oval. Em julho do ano passado, o local também sediou um torneio internacional de futebol de dois dias na mesma área.