Na Garagem: Massa segura Bottas na Itália e conquista último pódio do Brasil na F1
Há exatos 10 anos, no dia 6 de setembro de 2015, Felipe Massa brilhava em Monza e conquistava o terceiro lugar do GP da Itália após uma quebra de Nico Rosberg e uma dura disputa de pista com Valtteri Bottas
O Brasil segue em um longo jejum de pódios e vitórias na Fórmula 1, mesmo tendo voltado ao grid nesta temporada com Gabriel Bortoleto na Sauber. Ao todo, pilotos brasileiros subiram ao pódio 293 vezes na história da categoria — 41 delas com Felipe Massa, cujo último top-3, em Monza, completa agora exatos dez anos.
Massa estava em sua segunda temporada pela Williams, a última equipe que defendeu na F1. Já em 2015, havia conquistado o 40º pódio da carreira quando cruzou a linha de chegada do GP da Áustria na terceira colocação, atrás apenas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, o vencedor. Pouco antes, na última rodada de 2014, em Abu Dhabi, terminou na segunda posição e chegou perto de encerrar um jejum de mais de seis anos sem vitórias àquela altura.
Chegando no GP da Itália de 2015, disputado no dia 6 de setembro, Massa já tinha 82 pontos somados no Mundial de Pilotos e ocupava a quinta colocação, empatado com a pontuação de Kimi Räikkönen, o quarto. E a classificação do sábado em Monza já posicionou o brasileiro para brigar por mais um bom resultado, já que colocou o #19 da Williams na quinta posição.
O cenário melhorou ainda mais para Massa logo na largada da corrida, no domingo, quando Räikkönen ficou estático no segundo colchete do grid. Rosberg, que começou a prova em quarto e, consequentemente, imediatamente atrás da Ferrari do finlandês, foi atrapalhado e também perdeu posições.

Com isso, logo na primeira volta, Massa já estava em terceiro e dentro do pódio. Porém, na volta 22, Rosberg estava de volta à disputa e passou o brasileiro durante a janela de paradas. Com uma boa estratégia, o alemão voltou ao top-3.
Esse, obviamente, não foi o fim para Massa, que contou com uma pequena pitada de sorte e viu Rosberg abandonar com apenas duas voltas para o final por conta de uma quebra no motor justamente no momento em que era pressionado por Sebastian Vettel. Com isso, o brasileiro estava de volta ao terceiro lugar.
A briga, porém, estava longe de acabar. Imediatamente atrás estava Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe na Williams. No terceiro ano na Fórmula 1, o finlandês era tido como um dos grandes prospectos do esporte para o futuro, tanto que migraria para a Mercedes dois anos depois para substituir o próprio Rosberg ao lado de Hamilton. Porém, por enquanto, ele era apenas o principal rival de Massa pela última posição no pódio.
E essa cena não era rara. Nos dois pódios anteriores de Massa — na Áustria e em Abu Dhabi — Bottas terminou na cola do brasileiro. Em Spielberg, foi o quinto colocado, e nos Emirados Árabes Unidos, ficou em terceiro e também subiu no pódio. Nesta corrida, ambos chegaram separados por apenas 3 pontos no Mundial de Pilotos. Uma posição na pista com duas voltas para o fim valia muito.

Na penúltima volta, Bottas abriu a asa na reta dos boxes e partiu para o ataque, mas Massa resistiu. Com pneus bastante desgastados, o brasileiro sofria para manter a posição. Logo no início da última volta, Bottas colou de vez e tentou a ultrapassagem no fim da reta, mas encontrou mais uma defesa firme do #19.
Pouco depois, Bottas chegou a se colocar lado a lado por fora, mas novamente o brasileiro segurou e, desta vez, foi em definitivo. Mais à frente, Hamilton confirmou a vitória. Porém, ainda restava uma breve esperança de ver Massa subir mais alto no pódio. Após a corrida, o inglês foi investigado por uma possível irregularidade na pressão dos pneus da Mercedes.
Foram necessárias mais de 2h até a direção de prova concluir que não cabia punição. Caso contrário, Massa herdaria o segundo lugar.
A decisão, no entanto, não alterou o rumo dos fatos. Massa, porém, nunca mais voltaria a um pódio de Fórmula 1 e terminaria o campeonato na sexta posição, atrás de Bottas. O Brasil, desde então, vive um jejum de uma década sem um top-3 na principal categoria do esporte a motor.
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