Bulega mira MotoGP e vê papel de piloto de testes da Ducati como “melhor oportunidade”

Vice-campeão do Mundial de Superbike, Nicolò Bulega não faz segredo do sonho de correr na MotoGP no futuro. Assim, o italiano encara o papel de piloto de testes da Ducati como uma chance de alcançar o objetivo

Nicolò Bulega não faz segredo do sonho de correr na MotoGP. Titular da Ducati no Mundial de Superbike, o italiano costurou uma aproximação com a classe rainha na hora de renovar o contrato com a marca de Bolonha e, assim, assume o posto de piloto de testes ao lado de Michele Pirro. E encara a nova posição como a “melhor oportunidade” para atingir o objetivo.

Bulega teve a chance de retornar ao Mundial de Motovelocidade na reta final da temporada 2025, já que foi escalado por Borgo Panigale para substituir o lesionado Marc Márquez. A principal função, porém, vai começar em breve, já que ele será peça chave no desenvolvimento da nova moto.

[relacionadas]

Em 2027, além de mudar o regulamento técnico, com protótipos de 850cc assumindo o lugar dos atuais 1000c, a MotoGP também terá a troca de pneus Michelin por Pirelli. E a experiência de Bulega com a fabricante italiana é considerada um trunfo.

“Vou estar ocupado no ano que bem, por causa do Mundial de Superbike e as funções de piloto de testes da MotoGP com a moto do novo regulamento”, disse Bulega. “Mas quando comecei a conversar com a Ducati sobre meu próximo contrato, um dos meus grandes pedidos era se eu poderia começar a pilotar a MotoGP”, seguiu.

LEIA TAMBÉM
🏍️ Mundial de Motovelocidade passado a limpo: os números da temporada 2025

Nicolò Bulega não esconde vontade de correr na MotoGP a partir de 2027 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós conversamos e achamos que [o teste da 850cc] era a melhor oportunidade para mim, pois eu realmente gosto dos pneus Pirelli na Superbike”, comentou. “Meu estilo de pilotagem é bom para a Pirelli. Então quando soube que a Pirelli viria para a MotoGP, a minha ideia de voltar para a MotoGP ficou ainda mais forte. Meu agente e Gigi começaram a conversar sobre isso. E acho que Gigi também acredita que posso ser bom para a moto do próximo ano”, avaliou.

Enquanto sonha com a MotoGP, Bulega assiste a mudança de Toprak Razgatlioglu para a classe rainha do Mundial de Motovelocidade. O duas vezes vice-campeão do Mundial de Superbike ― 2024 e 2025 ― acredita que o turco terá muito a adaptar, mas aposta no sucesso do agora antigo rival.

“Toprak é um cara legal. Acho que ele vai ter de se adaptar muito no ano que vem, pois ele é incrível na freada. Normalmente, na Superbike, o pneu dianteiro da Pirelli é incrível e te dá um feeling muito bom, também com ângulo e inclinação”, comentou. “Na MotoGP, você precisa pilotar de uma forma um pouco diferente, mas ele tem um talento incrível, então acho que ele pode se adaptar realmente bem”, encerrou.

MotoGP está de férias e só volta a acelerar nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2026, com o shakedown direto de Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.