MotoGP causa confusão com mapa da Índia sem territórios da Caxemira em transmissão

A exibição de um mapa da Índia sem territórios da Caxemira, que são disputados com o Paquistão há décadas, gerou revolta de torcedores indianos nas redes sociais e obrigou a MotoGP a emitir comunicado se desculpando pelo erro

A MotoGP passou por uma situação diplomática a ser resolvida logo no primeiro dia de treinos do Mundial de Motovelocidade em Buddh. Durante a transmissão do Treino Livre 1, a transmissão oficial da categoria exibiu um mapa da Índia sem os territórios de Jammu, Caxemira e Ladakh, que são disputados com o Paquistão desde 1947.

A região da Caxemira é disputada por Índia e Paquistão há decadas, desde o fim da colonização britânica na região, com tensões latentes e até mesmo atos de terrorismo de ambas as partes. A ONU já chegou a solicitar um plebiscito para definir a situação política do local, mas a ideia nunca saiu do papel e o território foi anexado à Índia, contrariando as pretensões paquistanesas. Anos depois, em 1962, a China também apareceu no conflito, conquistando espaços em Jammu e Caxemira.

Mapa da Índia causou polêmica na transmissão da MotoGP (Foto: Reprodução/Twitter)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Caxemira é considerada vital para Índia e Paquistão por conta de sua localização, que recebe as nascentes dos rios Ganges e Indo, os principais da região, além de ter grandes colheitas de arroz, frutas e legumes.

Em comunicado, a MotoGP se desculpou pela falha após receber diversas críticas de torcedores indianos nas redes sociais e que notaram a ausência da região no mapa do país exibido na transmissão.

"Nós gostaríamos de nos desculpar com nossos fãs na Índia pelo mapa exibido anteriormente na transmissão da MotoGP. Nunca foi nossa intenção tomar qualquer posição que não fosse a de apoio e admiração pelo país. Estamos empolgados pelo GP da Índia com vocês e estamos amando nossa primeira participação no circuito de Buddh", disse a categoria.

O segundo treino da MotoGP para o GP da Índia, em Buddh, está marcado para 7h (de Brasília), de sexta-feira. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.