Bezzecchi segura Marc Márquez e lidera TL1 do GP da Índia da MotoGP. Bagnaia é 15º

Marco Bezzecchi comandou a primeira sessão de treinos livres da MotoGP no estreante GP da Índia com 1min45s990. Marc Márquez e Brad Binder completaram o top-3

A chegada do GP da Índia à MotoGP foi extremamente caótica, mas os pilotos, enfim, estrearam as motos na pista de Buddh na madrugada desta sexta-feira (22). O líder do primeiro treino livre foi Marco Bezzecchi com 1min45s990. O italiano assumiu a ponta no finalzinho e ninguém conseguiu tirá-lo de lá.

Marc Márquez fez boa sessão com a Honda e finalizou logo atrás do italiano, 0s139 distante. Brad Binder fecha o top-3 de montadoras diferentes.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Raúl Fernández, Maverick Viñales, Johann Zarco, Luca Marini, Jorge Martín, Fabio Di Giannantonio e Joan Mir completam o top-10. Francesco Bagnaia teve sessão apagada e terminou na 15ª posição.

O treino da MotoGP para o GP da Índia acontece às 7h (de Brasília)GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o TL1 da MotoGP em Buddh:

Depois de muito caos e incertezas, os pilotos não tardaram a iniciar as atividades na pista novata do calendário da MotoGP. Por ser o primeiro contato, a classe rainha decidiu dar uma hora e dez minutos tanto no TL1 como no treino da parte da tarde.

O primeiro a pontear a sessão foi Jorge Martín com 1min50s130. Luca Marini e Raúl Fernández estavam atrás, acompanhados por Fabio Quartararo e Fabio Di Giannantonio. Todos os pilotos estavam na pista.

Marc Márquez saltou com a Honda para a segunda posição, mas teve seu tempo derrubado por Marini e Aleix Espargaró. O piloto da VR46 foi o próximo a alcançar a ponta com 1min47s880, deixando Martín 0s668 atrás.

Pilotos não tardaram a começar as atividades na pista (Vídeo: MotoGP)

O #41 foi pulou para o primeiro lugar com 1min47s611, 0s269 mais rápido que Marini. Augusto Fernández colocou o #10 em terceiro ao girar em 1min47s846 e ficar só 0s235 distante do espanhol de Granollers.

Franco Morbidelli era quinto, enquanto Fabio Quartararo ainda 16º — o francês havia sofrido alguns problemas com sua M1 e voltado aos boxes. O ítalo-brasileiro, que fechou com a Pramac para 2024, comentou que iria para Índia sem pressão, já que não precisa se preocupar mais com seu futuro na categoria.

Quartararo teve problemas (Vídeo: MotoGP)

A 40 minutos para o fim do primeiro treino livre, Aleix Espargaró seguia na liderança, agora com Marc Márquez no encalço: 0s132 atrás; Marini era a melhor Ducati, até então, em terceiro.

Campeão vigente da classe rainha, Francesco Bagnaia não aparecia muito na sessão e ocupava apenas o 13º lugar. Michele Pirro, que substitui Enea Bastianini, era último colocado.

Martín voltou a colocar a Pramac na primeira posição, acompanhado de Marini: o espanhol rodou em 1min47s049, deixando o italiano 0s350 distante.

A primeira queda foi a de Takaaki Nakagami na curva 1, sozinho. Ele se levantou e conseguiu caminhar, mas estava visivelmente com dores no peito.

Nakagami foi o primeiro a cair no TL1 (Foto: MotoGP)

A pista desconhecida de Buddh parecia cair bem à RC213V. A 30 minutos do fim, Marc era terceiro, enquanto Mir se colocava em quinto. Uma sessão mais notável da Honda, se comparada às últimas etapas.

Faltam menos de 15 minutos para o fim da sessão, Martín e Marini seguiam ocupando as duas primeiras posições da tabela, Álex Márquez era terceiro colocado, 0s259 distante do líder. Mas Marco Bezzecchi logo o derrubou para o quarto lugar.

Nos minutos finais, novo líder! Maverick Viñales derrubou a marca de Martín com 1min46s643, mas o #89 insistiu: no minuto seguinte, anotou 1min46s610 e reassumiu a ponta. Viñales, Marini, Bezzecchi e Di Giannantonio vinham atrás.

Bezzecchi assumiu a ponta no final (Vídeo: MotoGP)

Bezzecchi foi o primeiro na casa de 1min45s — girou em 1min45s990, com Marini 0s619 atrás. Martín 'atrapalhou' a dobradinha da VR46 ao se colocar em segunda lugar a dois minutos do fim.

A segunda queda da sessão foi protagonizada por Pol Espargaró na curva 4. Levantou-se aparentemente sem problemas.

Com cronômetro zerado, Bezzecchi foi bastante ameaçado, mas manteve a ponta. Marc Márquez e Brad Binder completaram o top-3.