Bezzecchi brilha na França e leva GP 1000 da MotoGP. Bagnaia e Vinãles saem na mão
Marco Bezzecchi teve uma performance sólida e venceu o GP 1000 da história da MotoGP, realizado neste domingo, na França. Francesco Bagnaia e Maverick Viñales se enroscaram na pista e foram resolver entre tapas e empurrões
Trinca da Ducati no pódio do GP 1000 da MotoGP, realizado neste domingo (14), na França. Marco Bezzecchi fez uma corrida sólida, cruzando a linha de chegada com mais de 4s de vantagem para o segundo colocado, Jorge Martín, da Pramac.
A corrida foi bastante movimentada em quedas, como de costume, mas uma em especial envolveu o líder, Francesco Bagnaia, que se enroscou com Maverick Viñales logo no início. Só que o representante da Aprilia não gostou nada da manobra e partiu para cima do #1 da Ducati ainda na pista, com direito a tapas e empurrões.

Na pista, Bezzecchi manteve o ritmo forte e, com Pecco fora de jogo, rumou para uma vitória tranquila, enquanto Marc Márquez defendia o segundo posto de forma heroica contra Martín. Só que o #93 mais uma vez foi ao chão a duas voltas do fim, deixando o caminho livre para o pódio do piloto da casa, Johann Zarco.
Bagnaia segue na liderança do campeonato, com 94 pontos, mas só um à frente de Bezzecchi. Brad Binder tem 81 e vê Jorge Martín atrás, em quarto lugar, também só um tento distante.
A MotoGP volta às pistas no dia 11 de junho, para o GP da Itália, em Mugello. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP da França da MotoGP:
Com o parcialmente nublado, a MotoGP alinhou no grid com a temperatura na casa dos 21°C e o asfalto chegando à marca de 41ºC. A umidade relativa do ar estava em 60%, com o vento soprando a apenas 3 km/h.
A escolha de pneus foi dividida entre os pilotos na dianteira: a maioria optou pelos macios, mas havia alguns com médios e duros. Na traseira, unanimidade: todos com macios.
Quando as luzes se apagaram, Marc Márquez assumiu a ponta de Francesco Bagnaia, que foi ultrapassado por outros três pilotos: Jack Miller, Luca Marini e Jorge Martín. Brad Binder teve péssimo início: provavelmente por algum problema, caiu para 18º. De segundo para 18º.
No terceiro setor, Pecco já recuperava uma posição, ultrapassando o #89 da Pramac. Márquez seguia na liderança, mas era acompanhado de perto pelo australiano da KTM. Detalhe: última vitória de Márquez foi na Emília-Romanha, em 2021.
Miller estava sedento pela liderança da prova, trocava posições com o espanhol, que ia levando a melhor. Só que o #43 conseguiu superá-lo na terceira volta, deixando Márquez 0s1 atrás. Quem se aproveitava da disputa era Bagnaia, que já estava no terceiro lugar.
Abaixo do top-3, estavam Marini, Maverick Viñales e Marco Bezzecchi. Os franceses Johann Zarco e Fabio Quartararo eram 10ª e 11ª colocados, respectivamente.
Márquez tinha uma RC213V bastante manhosa, mas conseguia se manter vivo na disputa pela liderança e ameaçava o australiano. O problema era o #1, que se aproximava bastante. Os quatro primeiros colocados estavam separados por só 0s4.
E Bagnaia, disputando com Viñales, acabou se desequilibrando e caiu — levando junto o 'Top Gun'! Quando os dois já estavam no chão, na área de escape, ambos começaram a discutir (Bagnaia ainda estava sentado) e chegaram até a trocar empurrões e tapas, visivelmente irritados.
Em seguida, mais uma queda! Um toque entre Marini e Álex Márquez acabou derrubando os dois. O piloto da Gresini chegou a ficar numa posição bastante perigosa mas, engatinhando, conseguiu sair rapidamente da pista. No replay, Marini estava desequilibrado, tentava se recuperar, e acabou batendo o ombro direito em Márquez.

Com todo o caos e investigação da direção de prova, o top-5 tinha Miller na liderança, Martín, Marco Bezzecchi e Marc Márquez atrás — que acabou errando e foi ultrapassado enquanto tentava se aproximar de Miller. Bezzecchi, no entanto, foi punido por direção irresponsável e teria de ceder uma posição na pista.
Márquez conseguiu recuperar o terceiro posto, deixando Martín para trás. A 18 para o fim, quatro abandonos: Marini, Álex Márquez, Bagnaia e Viñales.
Bezzecchi conseguiu golpear Miller, que também foi ultrapassado por Márquez. O piloto da VR46 tinha 0s8 de vantagem. A 14 giros para o fim, Mir também foi ao chão, deixando a corrida.

Bezzecchi já tinha 1s6 de vantagem para Marc que, por sua vez, tentava segurar Martín. Além deles, Zarco estava em quarto e se colocava na briga pelo pódio. Álex Rins também sofreu queda e abandonou: apenas 15 pilotos disputando e, portanto, todos pontuando.
A nove voltas para o fim, Bezzecchi estava já 2s à frente do restante, enquanto o hexacampeão da MotoGP tentava de todas as formas segurar a Ducati de Martín. E iam trocando posições.
A preocupação de Bezzecchi era apenas não errar para receber a bandeirada, já que a vantagem era grande. Atrás dele, apareciam Márquez, Martín, Zarco e Augusto Fernández.
Enquanto isso, Márquez sofria com o desequilíbrio de sua Honda, e Martín ultrapassava. No entanto, insistente, o #93 já retomava o segundo posto. O excelente fim de semana de Miller teve resultados trágicos: abandonou a sprint e também a corrida, depois de cair a três giros para o fim.
E que anticlímax para Marc Márquez! Tentava recuperar a segunda posição após mais uma ultrapassagem de Martín, acabou caindo e também deixando a corrida. Não só Martín, mas a Pramac também via Zarco, em casa, ir ao terceiro lugar do pódio.
Bezzecchi foi cerebral e venceu, dois pilotos da Pramac no pódio, Augusto Fernández em quarto lugar com a GasGas Tech3 e só 14 competidores finalizando o GP da França.
MotoGP 2023, GP da França, Le Mans, resultado final:
1 | M BEZZECCHI | VR46 | 27 voltas | |
2 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +4.256 | |
3 | J ZARCO | Pramac Ducati | +4.795 | |
4 | A FERNÁNDEZ | GasGas | +6.281 | |
5 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +6.726 | |
6 | B BINDER | KTM | +13.638 | |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +15.023 | |
8 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | +15.826 | |
9 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +16.370 | |
10 | F MORBIDELLI | Yamaha | +17.828 | |
11 | D PETRUCCI | Ducati | +29.735 | |
12 | L SAVADORI | RNF APRILIA | +36.135 | |
13 | J FOLGER | GasGas | +49.808 | |
M MÁRQUEZ | Honda | NC | ||
J MILLER | KTM | NC | ||
Á RINS | LCR Honda | NC | ||
J MIR | Honda | NC | ||
L MARINI | VR46 | NC | ||
Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | NC | ||
F BAGNAIA | Ducati | NC | ||
M VIÑALES | Aprilia | NC |