Zarco confirmado na LCR deixa MotoGP com 5 vagas abertas no grid de 2024

O acordo entre LCR e Johann Zarco afunilou um pouco mais a 'dança das cadeiras' da MotoGP, que agora tem cinco vagas abertas para 2024

Johann Zarco decidiu pelo desafio de guiar a RC213V com a LCR em 2024 — e aceitou não só um programa de longo prazo, mas também uma oferta financeira mais robusta por parte da HRC. O francês aceitou a proposta da Honda, recusou a oferta da Ducati de apenas uma temporada e foi anunciado pela satélite.

Assim, a dança das cadeiras vai se afunilando. ApriliaDucatiKTMHonda Yamaha já tem os pilotos definidos para 2024. Agora, há possibilidades na Pramac. Jorge Martín já tem contrato, e o preenchimento da posição deixada por Zarco pode ser de Marco Bezzecchi. O italiano tem de optar entre ficar na VR46 com uma moto defasada — do ano anterior — ou migrar para o time para usar o protótipo atual.

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Se Bezzecchi optar pela Pramac, Franco Morbidelli ficaria com a vaga na equipe de Valentino Rossi. Caso a opção do #72 seja permanecer com a VR46, a satélite da Ducati volta a buscar opções. Por outro lado, a VR46, por sua vez, deve manter Luca Marini, mas o vínculo ainda não foi oficialmente ampliado.

Johann Zarco foi confirmado na LCR (Foto: Joerg Mitter)

Ainda na LCR, por mais que Zarco já esteja confirmado, há a dúvida por Takaaki Nakagami. O piloto tem contrato direto com a HRC apenas até o fim do ano e a divisão esportiva da Honda ainda não definiu se o japonês mantém o posto ou não.

Vale também lembrar que a Gresini tem uma outra vaga em aberto. Fabio Di Giannantonio tem contrato só até o fim do ano, mas não deve permanecer. O lugar dele é cotado para Morbidelli, mas também para Tony Arbolino, que disputa o título da Moto2.

KTM e seus cinco pilotos

A KTM merece aqui um destaque à parte por ter outra questão: precisa buscar opções para acomodar tanta gente. Brad Binder, Jack Miller Pol Espargaró abriram o ano acertados até o fim de 2024 — e o sul-africano, inclusive, teve o vínculo renovado até 2026. Além deles, a casa de Mattighofen já estendeu o vínculo de Augusto Fernández.

Todavia, Pedro Acosta também deve dar o salto para a MotoGP com a marca austríaca. A equipe já cogitou uma nova escuderia satélite — provavelmente para o time de Aki Ajo —, sondou a LCR — que tem contrato com a Honda até 2024 — e fala em comprar qualquer equipe que surja no mercado. No entanto, nenhum cenário parece muito favorável.

A especulação mais forte é de que Pol Espargaró pode passar a atuar como piloto de testes para dar lugar a Acosta. Mas a KTM prometeu dar ao catalão a chance de provar que se recuperou do acidente que o manteve fora de toda a primeira parte da temporada.

EQUIPEPILOTOSITUAÇÃO
HONDAM MÁRQUEZContrato até o fim de 2024
HONDAJ MIRContrato até o fim de 2024
YAMAHAF QUARTARAROContrato até o fim de 2024
YAMAHAA RINSContrato até o fim de 2024
DUCATIF BAGNAIAContrato até o fim de 2024
DUCATIE BASTIANINIContrato até o fim de 2024
APRILIAA ESPARGARÓContrato até o fim de 2024
APRILIAM VIÑALESContrato até o fim de 2024
KTMB BINDERContrato até o fim de 2026
KTMJ MILLERContrato até o fim de 2024
LCRJ ZARCO Contrato até o fim de 2025
LCR  
PRAMACJ MARTÍNContrato até o fim de 2024
PRAMAC  
GRESINIÁ MÁRQUEZContrato até o fim de 2024
GRESINI  
VR46  
VR46  
GASGAS TECH3P ESPARGARÓContrato até o fim de 2024
GASGAS TECH3A FERNÁNDEZContrato até o fim de 2024
RNFM OLIVEIRAContrato até o fim de 2024
RNFR FERNÁNDEZContrato até o fim de 2024

MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 3 de setembro, com o GP da Catalunha, a ser disputado em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de Moto3Moto2 e MotoE.