Canet desbanca López e assegura pole da Moto2 no Catar. Moreira larga em 26º
Arón Canet foi bem no final da classificação e garantiu a primeira pole para a temporada 2024 da Moto2. Estreante, Diogo Moreira não andou tão bem e vai partir apenas no 26º lugar
A temporada 2024 da Moto2 começou com um nome conhecido na frente. Arón Canet achou grande volta no final da classificação e ficou com a primeira pole da temporada, no Catar, cravando 1min56s788. O resultado é especial por marcar a estreia do espanhol com a Fantic Racing.
Alonso López bem que tentou dar trabalho, mas ficou apenas com a segunda colocação, a 0s102 do compatriota. Albert Arenas voltou a andar bem e ficou com o terceiro lugar, fechando a primeira fila do grid.
Manuel González, Tony Arbolino e Barry Baltus aparecem na sequência. Grande sensação da Moto2 e um dos favoritos ao título, Fermín Aldeguer não andou bem e ficou apenas no sétimo lugar.
Marcos Ramírez, Izan Guevara e Zonta Van den Goorbergh, que caiu durante a classificação, completam os dez primeiros do grid em Lusail.
O brasileiro Diogo Moreira faz sua estreia na Moto2 neste final de semana. Na classificação, porém, não andou tão bem e ficou apenas no 26º lugar, mas apenas três postos atrás do companheiro Dennis Foggia, que já possui experiência na classe intermediária do Mundial.
A grande ausência desta classificação foi Jake Dixon. No treino da manhã, o piloto da CFMoto Aspar foi ejetado e caiu com violência no solo. Depois de ser levado a um hospital da região e passar por exames, foi liberado sem fraturas identificadas, mas está fora da corrida que abre o campeonato.
A Moto2 volta a acelerar neste domingo (10), em Lusail, no Catar, com a primeira corrida da temporada 2024, a partir de 12h15 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a classificação da Moto2 no Catar:
Q1: Roberts e Arenas puxam fila dos classificados. Moreira é eliminado
A sessão começou bem no final da tarde em Lusail, praticamente sem sol e temperaturas mais amenas de 23ºC no ar e 29ºC na pista. Assim que a luz verde apareceu, os primeiros pilotos saíram dos boxes em busca de vaga na próxima fase do treino.
Albert Arenas foi o primeiro a acertar boa volta, com 1min57s689. Logo depois, Jaume Masià pulou para segundo, mas acabou superado por Filip Salac. Barry Baltus aparecia em quarto.
Após as primeiras tentativas, Diogo Moreira foi para a oitava posição do Q1, com 1min58s817, pouco mais de um segundo atrás do então líder da sessão.
Jeremy Alcoba achou grande volta e foi para o segundo lugar, com 1min57s869. Joe Roberts, na sequência, foi para o terceiro posto.
Depois de um tempo nos boxes, para os últimos ajustes, os pilotos voltaram para a pista em busca das tentativas finais.
A 2 minutos para o fim, Baltus andou muito bem e subiu para o segundo lugar. Neste momento, Arenas já estava parados nos boxes e apenas acompanhando o desempenho dos adversários.
Deniz Öncü foi para sexto. Baltus perdeu tempo no último setor e não melhorou, mas Roberts evoluiu e fez 1min57s651 para assumir a liderança da sessão e se classificar ao lado de Arenas, Baltus e Alcoba.
Diogo Moreira não conseguiu melhorar no final do treino e vai largar apenas em 26º na sua estreia na Moto2, apenas três posições atrás do companheiro Dennis Foggia.
Q2: Canet garante pole e deixa compatriotas para trás
A última parte do treino começou com todo mundo partindo imediatamente para a pista e Albert Arenas marcando 1min57s025 para começar na frente, seguido por Alonso López e Arón Canet.
A primeira queda da sessão foi de Zonta Van den Goorbergh, que perdeu o controle da moto na última curva e escapou. No momento, o neerlandês era o sexto colocado.
Izan Guevara finalmente parece ter alcançado a Moto2 e saltou para o quarto lugar, com 1min57s463.
Depois de um breve período de calmaria em Lusail, os pilotos voltaram nos últimos cinco minutos para a busca da pole na abertura da temporada.
A 2 minutos para o fim, Canet achou uma grande volta e cravou 1min56s788. López melhorou, mas foi o suficiente apenas para a segunda colocação.
Tony Arbolino também se destacou no final e foi para o quarto lugar. Celestino Vietti, mais atrás, só subiu para 13º.
No fim, poucos melhoraram. Canet garantiu a primeira pole do ano, com López e Arenas ao lado. Manuel González, Arbolino e Baltus na segunda fila. Aldeguer não andou bem e larga apenas em sétimo.
Moto2 2024, GP do Catar, Lusail, Grid de largada:
Pos. | Moto | Piloto | Equipe | Tempo | Diff |
1 | 44 | A CANET | FANTIC KALEX | 1:56.788 | |
2 | 21 | A LÓPEZ | SPEED UP BOSCOSCURO | 1:56.890 | +0.102 |
3 | 75 | A ARENAS | QJMOTOR GRESINI KALEX | 1:57.025 | +0.237 |
4 | 18 | M GONZÁLEZ | QJMOTOR GRESINI KALEX | 1:57.027 | +0.239 |
5 | 14 | T ARBOLINO | ELF MARC VDS KALEX | 1:57.214 | +0.426 |
6 | 7 | B BALTUS | FIETEN OLIE KALEX | 1:57.336 | +0.548 |
7 | 54 | F ALDEGUER | SPEED UP BOSCOSCURO | 1:57.362 | +0.574 |
8 | 24 | M RAMIREZ | ONLYFANS ART KALEX | 1:57.396 | +0.608 |
9 | 28 | I GUEVARA | CFMOTO ASPAR KALEX | 1:57.463 | +0.675 |
10 | 84 | Z VD GOORBERGH | FIETEN OLIE KALEX | 1:57.579 | +0.791 |
11 | 15 | D BINDER | HUSQVARNA INTACT KALEX | 1:57.584 | +0.796 |
12 | 52 | J ALCOBA | CORREOS VR46 KALEX | 1:57.610 | +0.822 |
13 | 79 | A OGURA | MSi BOSCOSCURO | 1:57.690 | +0.902 |
14 | 16 | J ROBERTS | ONLYFANS ART KALEX | 1:57.720 | +0.932 |
15 | 35 | S CHANKRA | IDEMITSU KALEX | 1:57.762 | +0.974 |
16 | 13 | C VIETTI | RED BULL KTM KALEX | 1:57.777 | +0.989 |
17 | 64 | B BENDSNEYDER | PERTAMINA SAG KALEX | 1:57.795 | +1.007 |
18 | 3 | S GARCÍA | MSi BOSCOSCURO | 1:58.618 | +1.830 |
19 | 12 | F SALAC | ELF MARC VDS KALEX | 1:57.982 | +1.194 |
20 | 53 | D ÖNCÜ | RED BULL KTM KALEX | 1:58.004 | +1.216 |
21 | 81 | S AGIUS | HUSQVARNA INTACT KALEX | 1:58.345 | +1.557 |
22 | 5 | J MASIÀ | PERTAMINA SAG KALEX | 1:58.412 | +1.624 |
23 | 71 | D FOGGIA | ITALTRANS KALEX | 1:58.464 | +1.676 |
24 | 17 | A ESCRIG | FORWARD TEAM | 1:58.493 | +1.705 |
25 | 22 | A SASAKI | CORREOS VR46 KALEX | 1:58.654 | +1.866 |
26 | 10 | D MOREIRA | ITALTRANS KALEX | 1:58.817 | +2.029 |
27 | 20 | X CARDELÚS | FANTIC KALEX | 1:59.161 | +2.373 |
28 | 34 | M AJI | IDEMITSU KALEX | 1:59.388 | +2.600 |
29 | 43 | X ARTIGAS | FORWARD TEAM | 2:01.328 | +4.540 |
GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção