Aleix Espargaró supera Bagnaia na última volta e vence GP da Grã-Bretanha da MotoGP

Aleix Espargaró atacou Francesco Bagnaia na hora certa para vencer o GP da Grã-Bretanha da MotoGP — seu primeiro triunfo na temporada 2023

Mais uma etapa da MotoGP, vitória cerebral de Aleix Espargaró. Francesco Bagnaia demorou apenas alguns minutos para assumir a ponta do GP da Grã-Bretanha e era líder até a última volta. Mas a consciência e pressão de Aleix Espargaró funcionaram: mesmo com a chuva já aparecendo no fim, atacou no momento certo superou Pecco e venceu pela primeira vez na temporada 2023.

Bagnaia fica em segundo lugar após liderar praticamente a prova inteira. Atrás dele, Brad Binder colocou a KTM na terceira posição do pódio.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Aprilia pode sorrir ainda mais: Miguel Oliveira colocou a RNF na quarta posição, melhor resultado do português no ano. Maverick Viñales flertou com o pódio, mas foi ultrapassou nos momentos finais da corrida e fechou o top-5.

Jorge Martín, Luca Marini, Jack Miller, Johann Zarco e Raúl Fernández completam o top-10. Fabio Quartararo e Marc Márquez saem com um gosto amargo mais uma vez. O francês, que largou do último lugar, chegou a entrar no top-10, mas caiu para e finalizou em 15º, atrás de Franco Morbidelli. Marc Márquez caiu mis uma vez e segue sem completar um GP em 2023. Álex Márquez, que venceu a sprint, abandonou com problemas.

Bagnaia não venceu, mas se aproveitou das queda e abandono de Marco Bezzecchi. O italiano da VR46 cai para terceiro lugar no Mundial, 47 tentos atrás de Pecco. Martín é o mais próximo do #1: 41 pontos.

MotoGP voltar entre os dias 18 e 20 de agosto para o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de MotoGP:

A MotoGP entrou na pista com pista seca para o GP da Grã-Bretanha! O céu ainda era nublado, mas os termômetros mediam 18ºC no ambiente, com o asfalto chegando a 30°C. A umidade relativa do ar estava em 79%.

Para este fim de semana, a Michelin levou para Silverstone os pneus macios, médios e duros para a dianteira, e macios e médios traseiros. A escolha foi quase uniforme entre os pilotos na dianteira, só Brad Binder com os médios, o resto vestia os macios. Na traseira, o contrário: Enea Bastianini e Johann Zarco com macios, o restante com os médios.

Pneus levados pela Michelin para o GP da Grã-Bretanha (Foto: Reprodução)

No apagar das luzes para a largada em Silverstone, Jack Miller assumiu a ponta do pole-position Marco Bezzecchi, fazendo a primeira curva já na ponta. Atrás deles, Francesco Bagnaia, Álex Márquez e Maverick Viñales.

Joan Mir teve problemas na largada e caiu para o último lugar. Fabio Quartararo, que largou da última posição, estava em 15º.

Bagnaia voou e ultrapassou Bezzecchi para já passar a ameaçar seu ex-companheiro de equipe, estava 0s200 atrás. Não tardou para o campeão vigente da classe rainha tomar a primeira posição: a 19 para o fim, mergulhou por dentro e passou o australiano.

Jack Miller tomou a ponta logo na largada da MotoGP em Silverstone (Vídeo: MotoGP)

Bezzecchi também ultrapassou o #43, que já começava a ser ameaçado por Álex Márquez. E a pressão de três Ducati acabou prejudicando Miller: com problemas na moto, acabou escapando da pista e caiu para 14º.

A primeira queda e abandono da corrida foi de Mir, que acionou a bandeira amarela no setor 4. Lá na frente, Bagnaia, Bezzecchi, Álex Márquez, Aleix Espargaró e Binder formavam o top-5.

A ameaça do #1 da Ducati era só de Bezzecchi até então, já que Álex estava mais de 1s atrás. Bezzecchi só 0s166.

Bagnaia tirou logo dois de uma vez e assumiu a ponta em Silverstone (Vídeo: MotoGP)

No replay, foi possível analisar que Miller foi tocado por Viñales numa tentativa de ultrapassagem e, por isso, acabou escapando da pista e caindo para o fundo do pelotão. O #43 era 15º a 15 voltas para o fim.

E Álex Márquez que venceu a sprint e fazia uma boa corrida aparentou ter problemas mecânicos em sua Ducati. Saiu do traçado e caiu para a penúltima posição, 21º.

E não só Márquez perdeu uma ótima chance, Bezzecchi também: estava em segundo lugar quando sofreu queda no setor 4, na curva 15, e abandonou a prova. Melhor para Bagnaia, que seguia na liderança e se preparava para abrir mais pontos na liderança do Mundial.

Bezzecchi estava em segundo lugar quando sofreu queda no setor 4, na curva 15 (Vídeo: MotoGP)

Atrás de Pecco, Aleix Espargaró e Binder subiram para terceiro e segundo lugares, respectivamente. Quartararo se aproveitava das quedas, abandonas e ia se recuperando bem, ocupava a 10ª posição.

Viñales passou a KTM de Binder a 11 voltas para o fim. Duas Aprilia atrás de Bagnaia. Na sequência, Binder, Migel Oliveira, Johann Zarco, Luca Marini Franco Morbidelli, Jorge Martín e Bastianini completavam o top-10.

À frente, nada mudava a sete giros do fim. Contudo, mais atrás, Quartararo e Marc Márquez ultrapassavam Bastianini e ocupavam o nono e décimo lugares, respectivamente. Mas o hexacampeão da classe rainha caiu para 11º minutos depois.

Oliveira assumiu o sexto lugar após uma série de ultrapassagens (Vídeo: MotoGP)

A prova já se encaminhava para o fim, mas a chuva ameaçava começar. Já era possível visualizar alguns pingos nas motos e pista. Mais rápido que seu companheiro de equipe, Viñales superou Espargaró e assumiu o segundo lugar.

A recuperação era boa, mas não durou até o fim da corrida: o espanhol caiu e abandonou. Mais um GP incompleto de Marc. No replay, um toque com Bastianini ocasionou a queda.

A cinco para o fim, muitos pilotos foram aos boxes para trocar os pneus e calçar os compostos de chuva: Di Giannantonio, Morbidelli, Nakgami, Lecuona, por exemplo. O pelotão na frente seguia segurando a moto no braço.

Márquez sofreu queda e abandonou o GP da Grã-Bretanha (Vídeo: Canal+)

Mais à frente, Bagnaia seguia com a pressão, agora de Aleix, que retomou a segunda posição. Binder estava em terceiro, Oliveira em quarto e Viñales caiu para quinto.E na última volta o piloto de Granollers superou o #1 para vencer pela primeira vez em 2023! Bagnaia finalizou em segundo, Binder terceiro.