Power admite que problemas de saúde da esposa atrapalharam campanha na Indy

Destabilizado com a situação fora das pistas, Will Power revelou também que pensou em desistir durante a temporada 2023 para cuidar do seu filho

Will Power chegou a Laguna Seca vivendo uma fase completamente diferente comparado às vésperas do GP do ano passado, quando brigava pelo bicampeonato da Indy. Depois da conquista da segunda Astor Cup no circuito californiano, o australiano não conseguiu apresentar o mesmo desempenho em 2023 devido à falta de competitividade da Penske, mas principalmente por causa de um grave problema de saúde enfrentado pela sua esposa, Liz, que teve infecção estafilocócica causada por complicações após a cirurgia nas costas, realizada no início deste ano.

A situação delicada fora das pistas contribuiu para que Power não conquistasse nenhuma vitória na atual temporada. "Foi um ano difícil", começou em entrevista antes do início das atividades da 17ª e última etapa da temporada 2023 da Indy.

[relacionadas]

"Pessoalmente, foi um começo difícil para mim com o que estava acontecendo com minha família. Isso continuou em Road America, quando tivemos um pequeno problema. Certamente afeta sua preparação e sua mentalidade. Não é uma desculpa, mas eu sei o quão difícil é a categoria e você não pode ter problemas fora da pista se quiser ir bem na pista", completou o piloto, que tem como melhor resultado na atual temporada o segundo lugar nos GPs de Detroit e Iowa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aq
ui!

Will Power é sétimo colocado no campeonato de pilotos da Indy 2023 (Foto: IndyCar)

A situação incerta fez o australiano pensar em deixar a disputa em 2023 mesmo com ela em andamento. O objetivo era não deixar o seu filho sem a presença dos pais, caso a sua esposa demorasse mais para sair do hospital. "É uma situação difícil, porque se ela estivesse em uma situação em que não tivéssemos certeza sobre que aconteceria, provavelmente não deveria estar competindo, porque não queria deixar o meu filho longe dos pais. Isso estava realmente passava pela minha cabeça à época."

Com a melhora do quadro de saúde de sua esposa, Power admitiu que retomou o foco no campeonato e espera que a situação seja mais favorável já no GP de Laguna Seca deste domingo, para manter a sequência de pelo menos uma vitória por temporada, que está ativa desde 2007. "As coisas melhoraram significativamente, então certamente me sinto muito mais confortável", afirmou, que liderou o teste do novo asfalto do circuito de Laguna Seca, realizado na quinta-feira.

"É uma categoria muito competitiva e não é difícil perder terreno no campeonato. Basta um pequeno contratempo, e de repente precisa recuperar. Mas definitivamente [será] uma entressafra de reflexão sobre o que deu errado, e pensar sobre isso, com abordagens mentais e assim por diante, e ver o que podemos fazer a respeito no retorno", completou.

Will Power foi o segundo colocado no GP de Detroit (Foto: IndyCar)

Para 2024, os carros da Indy serão equipados com motores híbridos de de 2,2 litros com o sistema de recuperação de energia (ERS). Em agosto, Power participou da sessão de testes em Sebring, completou mais de 800 voltas, totalizando cerca de 1.400 milhas (aproximadamente 2.200 quilômetros), e percebeu que a pilotagem e o acerto do carro deverão ser diferentes na próxima temporada.

"Teremos que trabalhar mais. Nesta categoria, as equipes continuam melhorando e nunca se pode parar. Vamos refletir, dar uma boa olhada em tudo e tentar entender onde precisamos nos desenvolver. Mas acredito que pode haver uma chance de nos destacarmos do pelotão [em 2024] com um carro diferente, um estilo de corrida diferente, com a maneira como a tecnologia híbrida provavelmente mudará as coisas. Sempre há uma oportunidade de sair na frente", concluiu Power.

A Indy retorna neste fim de semana com a última etapa da temporada. Trata-se do GP de Laguna Seca, que acontece no circuito localizado em Monterey, na Califórnia.