Dixon roda na primeira volta, se recupera na estratégia e vence GP de Indianápolis 2

Scott Dixon se envolveu em incidente na primeira volta, mas aproveitou para traçar uma estratégia surreal e segurou Graham Rahal nas voltas finais para vencer o GP de Indianápolis 2

Foi com drama e com uma reviravolta inacreditável, mas Scott Dixon finalmente venceu na temporada 2023 da Indy. O hexacampeão da Ganassi rodou ainda na primeira volta para tentar evitar um choque com o companheiro de equipe Marcus Armstrong e caiu para as últimas posições. Mesmo assim, utilizou uma estratégia perfeita para se recuperar e vencer pela 53ª vez na carreira.

A Indy retorna em duas semanas, no dia 26 de agosto, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.

[relacionadas]

Saiba como foi o GP de Indianápolis 2:

A bandeira verde foi dada às 15h29 (de Brasília, GMT-3). Devlin DeFrancesco deu um excelente mergulho na primeira curva e pulou de quinto para o primeiro lugar. Scott McLaughlin pulou de 10º para 7º e Kyle Kirkwood foi de 13º para 8º. Uma bandeira amarela logo aconteceu. Álex Palou tocou Marcus Armstrong, que rodou. Romain Grosjean e Josef Newgarden bateram no neozelandês. Scott Dixon, ao tentar evitar o acidente, rodou sozinho.

O acidente na largada do GP de Indianápolis (Vídeo: Indycar)

Para a relargada, a ordem era DeFrancesco, Rahal, O'Ward, Lundgaard, Rossi, Rosenqvist, McLaughlin, Kirkwood, Palou e Harvey. A bandeira verde veio na volta 7. Devlin saiu bem e manteve a primeira posição. Alexander Rossi mergulhou por dentro de Christian Lundgaard na curva 1 pra assumir o quarto lugar.

Na abertura da volta 9, Rahal ultrapassou DeFrancesco e reassumiu a liderança perdida na largada. Rossi, ainda em grande ritmo, ultrapassou o companheiro de equipe O'Ward e também o canadense Devlin, escalando o pelotão rumo ao segundo posto.

Líder das primeiras voltas, DeFrancesco começou a despencar de ritmo com pneus duros e caiu para o sétimo lugar. Álex Palou tentou ultrapassar o canadense, mas deu um toque e perdeu posto para Kirkwood. Lundgaard ultrapassou O'Ward e passou a formar um top-3 com Rahal e Rossi, todos de pneus macios. Eventualmente, Palou passou Devlin.

Os carros começaram a fazer os primeiros pit-stops da corrida. Santino Ferrucci foi um que teve problemas, com a Foyt deixando a pistola de troca de pneus presa em uma roda. Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Pato O'Ward, na volta 17. Scott McLaughlin parou na volta 21, enquanto Alexander Rossi veio na volta 22.

Santino Ferrucci causou uma cena inusitada na saída dos boxes do GP de Indianápolis 2 (Vídeo: NBC Sports)

Líder, Graham Rahal parou na volta 25. Palou e Lundgaard vieram logo depois. Com todos os pilotos com 1 pit-stop realizado, Dixon e Grosjean apareciam nos dois primeiros lugares, já que pararam na primeira volta. Em sequência, vinham Rahal, Rossi, Lundgaard, O'Ward, Palou, McLaughlin, Rosenqvist e Kirkwood.

Dixon veio para o segundo pit-stop na volta 32. Rahal voltou a assumir a liderança, agora com Lundgaard na segunda posição. Rossi, O'Ward, Palou, McLaughlin, Rosenqvist, Ericsson e Power eram os que completavam o top-10.

Com 39 voltas, Rossi e O'Ward vieram aos boxes para o segundo pit-stop. Voltas depois, foi a vez de Palou e McLaughlin. Na volta 49, foi a vez de Rahal abdicar da liderança e ir aos boxes. Lundgaard veio dois giros depois.

Na marca de 53 voltas, Dixon era o líder, com Rahal no segundo lugar, O'Ward em terceiro, Lundgaard em quarto, Rossi em quinto, Palou em sexto, McLaughlin em sétimo, Power em oitavo, Kirkwood em nono e Rosenqvist em décimo. Scott veio aos boxes na volta 59, recolocando Rahal no topo e com uma vantagem bastante confortável para O'Ward.

Rossi veio para o terceiro pit-stop na volta 62. O'Ward e Lundgaard vieram no giro seguinte. A vez de Rahal foi na volta 64 junto de Palou. Dixon reassumiu a liderança com 21 voltas para o fim e com vantagem de 6s8 para Graham. De pneus macios usados, Rahal começou a cortar a vantagem para o neozelandês.

Dixon chegou a estabilizar a diferença em 3s8, mas a chegada de retardatários no caminho do neozelandês fizeram Rahal se aproximar de novo. O piloto da RLL chegou a estar a menos de 1s, mas não foi capaz de tirar o triunfo das mãos do hexacampeão.