Dixon espera "dinâmica diferente" e "novas estratégias" após teste com motor híbrido
Hexacampeão da Ganassi, Scott Dixon participou da sessão de testes em Sebring e chegou à conclusão que será necessário um ajuste na pilotagem a partir de 2024 na Indy
Scott Dixon finalizou os dois dias da sessão de testes neste sábado (19) com o novo carro da Indy que será impulsionado com o motor híbrido de 2,2 litros com o sistema de recuperação de energia (ERS). Após as atividades realizadas no circuito de Sebring, o hexacampeão da categoria afirmou que o equipamento vai exigir dos pilotos um ajuste na abordagem durante as frenagens com intuito de recuperar energia, que será convertida em potência extra de até 150 cavalos nas provas a partir do próximo ano.
Dixon pilotou o carro de teste da Ganassi, equipado com motor Honda, e completou mais de 800 voltas, totalizando cerca de 1.400 milhas (aproximadamente 2.200 quilômetros), no circuito misto. Ao término da sessão que durou dois dias, o neozelandês saiu do carro com a sensação de que o modo de pilotagem do carro com motor híbrido exigirá uma dinâmica diferente em comparação com o atual 2,4 Litros V6 equipado com sistema push-to-pass.
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"Isso mudará a estratégia, especialmente se for preciso recuperar [energia] quando estiver sendo atacado, pois será difícil recuperar", afirmou Dixon, em entrevista ao site da Indy. "Isso adicionará uma dinâmica diferente", completou o piloto, que conquistou a primeira vitória na temporada 2023 após economizar push-to-pass e utilizá-lo para permanecer à frente de Graham Rahal, segundo colocado, no GP de Indianápolis 2.
"Não apenas do ponto de vista estratégico, mas de pilotagem. Será preciso pensar rapidamente e tomar a decisão certa na hora certa, o que tornará as corridas ainda mais emocionantes, vai ser bem legal", prosseguiu.
O teste em Sebring contou também com a participação do atual campeão da Indy, Will Power, que acumulou o mesmo número de voltas que Dixon no comando do Penske, impulsionado com o motor Chevrolet. "Todos nós amamos mais cavalos de potência. Acho que quem deseja a recuperação máxima pode ter e usar o motor ao máximo. É emocionante", avaliou.
Mais testes com o novo carro equipado com motor híbrido de 2,2 litros com ERS estão programados para acontecer ainda neste ano e no início de 2024. Algumas das sessões serão realizadas em ovais, que vão avaliar o real nível de ganho de potência por meio do vácuo, já que as características do traçado não fornecem pontos de frenagem para recuperação de energia.
A Indy retorna na próxima semana, no dia 26 de agosto, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.