Dixon espera "dinâmica diferente" e "novas estratégias" após teste com motor híbrido

Hexacampeão da Ganassi, Scott Dixon participou da sessão de testes em Sebring e chegou à conclusão que será necessário um ajuste na pilotagem a partir de 2024 na Indy

Scott Dixon finalizou os dois dias da sessão de testes neste sábado (19) com o novo carro da Indy que será impulsionado com o motor híbrido de 2,2 litros com o sistema de recuperação de energia (ERS). Após as atividades realizadas no circuito de Sebring, o hexacampeão da categoria afirmou que o equipamento vai exigir dos pilotos um ajuste na abordagem durante as frenagens com intuito de recuperar energia, que será convertida em potência extra de até 150 cavalos nas provas a partir do próximo ano.

Dixon pilotou o carro de teste da Ganassi, equipado com motor Honda, e completou mais de 800 voltas, totalizando cerca de 1.400 milhas (aproximadamente 2.200 quilômetros), no circuito misto. Ao término da sessão que durou dois dias, o neozelandês saiu do carro com a sensação de que o modo de pilotagem do carro com motor híbrido exigirá uma dinâmica diferente em comparação com o atual 2,4 Litros V6 equipado com sistema push-to-pass.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Scott Dixon durante os testes no circuito misto de Sebring (Foto: IndyCar)

"Isso mudará a estratégia, especialmente se for preciso recuperar [energia] quando estiver sendo atacado, pois será difícil recuperar", afirmou Dixon, em entrevista ao site da Indy. "Isso adicionará uma dinâmica diferente", completou o piloto, que conquistou a primeira vitória na temporada 2023 após economizar push-to-pass e utilizá-lo para permanecer à frente de Graham Rahal, segundo colocado, no GP de Indianápolis 2.

"Não apenas do ponto de vista estratégico, mas de pilotagem. Será preciso pensar rapidamente e tomar a decisão certa na hora certa, o que tornará as corridas ainda mais emocionantes, vai ser bem legal", prosseguiu.

O teste em Sebring contou também com a participação do atual campeão da Indy, Will Power, que acumulou o mesmo número de voltas que Dixon no comando do Penske, impulsionado com o motor Chevrolet. "Todos nós amamos mais cavalos de potência. Acho que quem deseja a recuperação máxima pode ter e usar o motor ao máximo. É emocionante", avaliou.

Mais testes com o novo carro equipado com motor híbrido de 2,2 litros com ERS estão programados para acontecer ainda neste ano e no início de 2024. Algumas das sessões serão realizadas em ovais, que vão avaliar o real nível de ganho de potência por meio do vácuo, já que as características do traçado não fornecem pontos de frenagem para recuperação de energia.

Indy retorna na próxima semana, no dia 26 de agosto, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.