O'Ward desbanca trio da Penske e lidera treino livre 1 da Indy em Long Beach
Pato O'Ward liderou primeiro treino livre da Indy em Long Beach. Atividade ficou marcada por novo formato da atividade e mais domínio dos motores Chevrolet, que ocuparam 4 dos primeiros 5 lugares
O mexicano Pato O'Ward, da McLaren, liderou o primeiro treino livre do GP de Long Beach da Indy, disputado nesta sexta-feira (19). Com o tempo de 1min06s687, o piloto, que atualmente ocupa o segundo lugar no campeonato, desbancou o bom ritmo dos pilotos da Penske para ficar no posto.
O time do capitão Roger viu o australiano Will Power ficar no segundo posto, com 1min06s781. Na sequência, apareceu o neozelandês Scott McLaughlin, com tempo de 1min06s825. Atual líder do campeonato, Josef Newgarden foi quinto. O responsável por separar os pilotos da Penske foi Felix Rosenqvist, da Meyer Shank.
O dinamarquês Christian Lundgaard, da RLL, foi o sexto colocado, seguido pela McLaren de Alexander Rossi. Kyle Kirkwood, que venceu o GP de Long Beach pela Andretti em 2023, foi oitavo. Christian Rasmussen, de Carpenter, e Agustín Canapino, de Juncos, fecharam o top-10.
Atual campeão da Indy, o espanhol Álex Palou ficou na 13ª posição com o tempo de 1min07s506. O piloto da Ganassi chegou a fazer a sexta melhor marca, mas teve o registro deletado. O hexacampeão Scott Dixon, também da Ganassi, não foi destaque, ficando apenas em 15º.
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O brasileiro Pietro Fittipaldi fechou o treino livre na 20ª posição com a RLL ao anotar 1min08s120. Ele ficou à frente do francês Théo Pourchaire, campeão da Fórmula 2 e que estreia na Indy neste fim de semana, que ficou em 21º.
A Indy retorna amanhã em Long Beach com o segundo treino livre, marcado para 12h25 (Horário de Brasília, GMT-3), A classificação acontece logo mais, a partir de 15h25, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Long Beach:
O treino livre teve início às 18h50 (de Brasília, GMT-3) com os primeiros 45 minutos, liberados para todos os pilotos. Os primeiros 10 minutos ficaram marcados por voltas de instalação e ajustes gerais. Após o primeiro terço do período "livre" de atividade, a liderança estava nas mãos com Linus Lundqvist, da Ganassi, com 1min09s131. Marcus Ericsson e Will Power vinham logo atrás, seguidos por Will Power e Christian Rasmussen.
Ericsson, de Ganassi, surgiu na ponta ao cravar 1min08s124. Power também superou o tempo de Lundqvist. O australiano bicampeão saltou para a liderança ao anotar 1min07s426. Felix Rosenqvist se meteu também na briga, com 1min07s442, pulando para o segundo lugar. A liderança de Power não durou muito, com Herta pulando ao primeiro posto com 1min07s421.
Sem muitas mudanças entre os principais tempos, Will Power chamou atenção ao raspar o carro no muro da curva 8. Perto dos minutos finais de tempo livre, um novo ponteiro surgiu: Scott McLaughlin, da Penske, que cravou a marca de 1min07s370. Herta, Power, Rosenqvist, O'Ward, Palou, Newgarden, Lundgaard, Armstrong e Kirkwood completavam o top-10, e assim ficou até o fim do segmento.
Uma pausa de cinco minutos aconteceu antes do início de segmento de grupos. Iniciou-se, então, o período de 10 minutos para os pilotos. Rosenqvist, O'Ward, Lundgaard, Canapino, Rahal, Rasmussen, Lundqvist, Harvey, Pourchaire e Siegel eram os pilotos na pista.
Pato assumiu a liderança com o tempo de 1min06s687, puxando Lundgaard no segundo posto com 1min07s085. Rosenqvist conseguiu retomar o segundo lugar ao cravar 1min06s860. Rasmussen também aproveitou para pular ao quarto posto, com 1min07s277. O período do grupo se encerrou com o mexicano ainda na liderança.
No segundo grupo, um pequeno incidente aconteceu com Siegel — os novatos poderiam andar nas duas partes — após escapar sozinho na curva 8. O piloto teve dificuldades para sair da posição, mas a direção de prova não precisou acionar a bandeira vermelha.
Um incidente semelhante aconteceu com Kyffin Simpson, mas o piloto da Ganassi não conseguiu recuperar o carro, causando uma bandeira vermelha, que interrompeu o cronômetro com 93 segundos restantes. A bandeira verde apareceu, mas não tirou Pato O'Ward da liderança.
Indy 2024, GP de Long Beach, Treinos Livre 1:
1 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:06.687 | 20 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:06.781 | +0.094 | 27 |
3 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:06.825 | +0.138 | 22 |
4 | F ROSENQVIST | MeyerShank Honda | 1:06.860 | +0.173 | 21 |
5 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:06.897 | +0.210 | 20 |
6 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:07.085 | +0.398 | 23 |
7 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:07.144 | +0.457 | 19 |
8 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.244 | +0.557 | 17 |
9 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:07.277 | +0.590 | 34 |
10 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:07.386 | +0.699 | 25 |
11 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.421 | +0.734 | 24 |
12 | G RAHAL | RLL Honda | 1:07.445 | +0.758 | 20 |
13 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:07.506 | +0.819 | 22 |
14 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:07.571 | +0.884 | 27 |
15 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:07.638 | +0.951 | 24 |
16 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:07.930 | +1.243 | 21 |
17 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:07.969 | +1.282 | 20 |
18 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:08.016 | +1.329 | 23 |
19 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:08.065 | +1.378 | 14 |
20 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:08.120 | +1.433 | 35 |
21 | T POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | 1:08.285 | +1.598 | 35 |
22 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:08.326 | +1.639 | 34 |
23 | T BLOMQVIST | MeyerShank Honda | 1:08.584 | +1.897 | 13 |
24 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:08.691 | +2.004 | 30 |
25 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:08.825 | +2.138 | 15 |
26 | S RAY ROBB | Foyt Chevrolet | 1:08.872 | +2.185 | 14 |
27 | N SIEGEL | Dale Coyne Honda | 1:09.042 | +2.355 | 33 |