O que é o atenuador e por que gerou polêmica na punição aos carros da Penske

Indy pune Penske, joga Will Power e Josef Newgarden para fim do grid e afasta estrategistas dos pilotos. Polêmica aquece com indícios de dolo da equipe

O grid das 500 Milhas de Indianápolis sofreu alterações mesmo após o fim da classificação, realizada neste fim de semana. A Indy anunciou nesta segunda-feira (18) punições para Josef Newgarden e Will Power, que vão largar na última fila depois dos respectivos carros falharem na inspeção técnica por modificações no atenuador.

O atenuador, como o nome indica, serve para reduzir o impacto na traseira depois de bater ao muro — a peça completa a parte de trás até o "rabicho" do carro. A parte final da peça possui uma pequena protuberância, que, com a passagem do ar, gera arrasto aerodinâmico. É esse detalhe que a Penske modificou, tentando deixar a peça mais lisa possível, visando ganho de desempenho.

[relacionadas]

Pato O'Ward, ainda no último dia de classificação, defendeu a desclassificação dos dois carros da Penske, não somente do domingo. O mexicano indicou que, certamente, o atenuador já estava modificado no sábado, quando Newgarden e Power se classificaram ao Pole Day, e defendeu que os competidores do time de Roger Penske disputassem o Bump Day. O piloto da McLaren ainda ressaltou que a forma como as coisas aconteceram indicam dolo por parte da equipe que venceu as últimas duas edições da Indy 500 — o que foi o estopim para as repercussões seguintes.

O GRANDE PRÊMIO ouviu Helio Castroneves, Christian Rasmussen e Alexander Rossi após o treino livre desta segunda-feira, dia em que a polêmica teve novo capítulo. O brasileiro minimizou o ganho de performance com essa alteração, mas ressaltou que "regras são regras" — discurso acompanhado pela dinamarquês da Carpenter, enquanto Rossi preferiu não comentar.

Will Power tem carro mexido pela Penske durante classificação (Foto: IndyCar)

"Essa questão é muito mais estética do que ganhar muito desempenho, mas as regras estão aí para serem cumpridas", disse Castroneves.

"É algo relacionado aos carros da Penske. Foram pegos, e agora pagaram por isso. Mas imagino que o Jacob [Abel] esteja muito frustrado", falou Rasmussen.

O caso ainda tem repercutido nesta segunda-feira. A Indy, via presidente da categoria, Doug Boles, explicou que a punição se deu no domingo pelo fato dos carros da Penske terem sido flagrados no segundo dia da classificação, mas diversas imagens nas redes sociais mostram que o modelo que Josef Newgarden ganhou a Indy 500 de 2024, exposta no museu do autódromo, tinha o atenuador adulterado.

Entre os pilotos da Penske, Scott McLaughlin saiu ileso de qualquer punição. Mas vale lembrar que o neozelandês bateu no treino livre antes da inspeção para a classificação de domingo, o que destruiu, justamente, o atenuador.

As 500 Milhas de Indianápolis acontecem no próximo domingo (25), com largada a partir das 13h00 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. O pole-position será o novato russo Robert Shwartzman, da Prema.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Shwartzman faz história e vira primeiro pole novato na Indy 500 desde 1983