Newgarden se vale de punição e sai com pole-position do GP de Gateway da Indy

Josef Newgarden não teve o tempo mais rápido na classificação da Indy em Gateway, mas se valeu da punição de Scott McLaughlin para se colocar na posição de honra em Madison

Josef Newgarden é o pole-position do GP de Gateway da Indy. Na sessão realizada no início da tarde deste domingo (27), o piloto da Penske não teve o tempo mais rápido no combinado de duas voltas, marcando 49s344, mas com a punição de Scott McLaughlin por troca de motor, partirá na posição de honra na pista em que venceu em quatro oportunidades diferentes.

A largada do GP de Gateway da Indy está agendada para 16h30 (de Brasília, GMT-3), com transmissão de ESPN, TV Cultura e Star+, além da cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

[relacionadas]

Saiba como foi a classificação da Indy em Gateway:

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Após um pequeno atraso por conta de trechos molhados no pit-lane, a classificação teve início com a presença de Ed Carpenter na pista. O tempo do veterano foi de 51s583. Na sequência, quem tomou a pista foi o novato Benjamin Pedersen, da Foyt, que cravou 50s920 e superou o veterano. O terceiro a marcar tempo foi o também novato Sting Ray Robb, da Dale Coyne, que foi superior aos concorrentes com 50s621.

O canadense Devlin DeFrancesco, da Andretti, foi quem veio em seguida, superando com tranquilidade os primeiros tempos a marcar 50s318. Conor Daly, agora de RLL, foi o piloto seguinte. O americano cravou 50s020, confirmando a sequência de melhoras, que acabou quebrada por Linus Lundqvist, da Meyer Shank, que com 50s055, ficou atrás de Daly.

Na vez do argentino Agustín Canapino, o novato cravou 50s423 com a Juncos, ficando entre DeFrancesco e Robb. Ryan Hunter-Reay, de Carpenter, não fez muito melhor com 50s521, terminando atrás do argentino. Santino Ferrucci, de Foyt, foi uma imensa frustração, marcando 50s986 depois de combinar o melhor tempo geral na volta 1 e o pior na volta 2.

Helio Castroneves, com a Meyer Shank, pulou para o terceiro lugar ao anotar 50s137, atrás de Daly e Lundqvist. David Malukas, de Dale Coyne, foi o responsável por finalmente tirar Daly da liderança, anotando 49s698, obliterando o tempo do piloto da RLL. Callum Ilott, de Juncos, se colocou atrás de Malukas com 49s942.

Helio Castroneves (Foto: IndyCar)

De Carpenter, Rinus VeeKay não foi bem, cravando apenas 50s452 e ficando entre Canapino e Hunter-Reay. Graham Rahal, com a RLL, também decepcionou, marcando apenas 50s459 e ficando atrás do holandês. Com punição a cumprir, Takuma Sato foi a primeira Ganassi na pista. O japonês duas vezes vencedor da Indy 500 cravou 49s606 e foi ao topo da tabela.

A primeira McLaren na pista foi a de Felix Rosenqvist. O sueco cravou 49s571 e tirou Sato da ponta. A vez seguinte foi de Romain Grosjean, de Andretti, que marcou 49s607. Na sequência, veio Colton Herta, companheiro de equipe de Grosjean, que anotou 49s465 e assumiu a liderança parcial.

Alexander Rossi, da McLaren, foi o próximo na pista. O americano decepcionou, cravando 49s730 e ficando na sexta posição, entre Malukas e Ilott. Kyle Kirkwood, de Andretti, ficou atrás do compatriota Rossi ao marcar 49s836, e terá punição a cumprir por troca de motor. Christian Lundgaard, de RLL, marcou apenas 50s325, ficando fora até do top-10.

Recuperado da batida no treino livre, Will Power foi quem abriu os trabalhos da Penske, mas o australiano não se colocou nas primeiras posições, ficando com 49s738, separando Rossi e Kirkwood. Com um carro 'Frankenstein', Marcus Ericsson foi o próximo na pista. O sueco marcou apenas 50s307, fora do top-10, atrás de Castroneves.

O mexicano Pato O'Ward, da McLaren, se colocou momentaneamente na primeira fila ao marcar 49s526. Com punição a cumprir por troca de motor, Scott McLaughlin veio e marcou 49s193, derrubando Herta da primeira posição. Vencedor das últimas três edições em Gateway, Newgarden confirmou o favoritismo com o tempo de 49s344, se colocando em segundo, mas ficando com a pole por conta das punições de McLaughlin, Dixon e Palou.