Harvey é punido por acidente em Toronto e perde 9 posições no grid de Iowa 1

Jack Harvey foi considerado culpado pelo acidente causado na largada do GP de Toronto e perderá nove posições no grid do oval de Iowa na corrida 1

O inglês Jack Harvey foi punido e perde 9 posições no grid do GP de Iowa 1, que acontece neste sábado (22). A Indy anunciou que a punição ao piloto da RLL é por conta do acidente causado na largada do GP de Toronto, realizado na semana passada.

Na ocasião, ainda na largada, Harvey prensou Ryan Hunter-Reay contra Tom Blomqvist e gerou um mega acidente, que também acabou vitimando Alexander Rossi, Santino Ferrucci, Benjamin Pedersen e Graham Rahal. Com danos graves na suspensão, Jack acabou abandonando a corrida.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jack Harvey foi punido em Iowa (Foto: Indycar)

Segundo a categoria, Harvey cometeu uma infração na regra 9.3.3. de contatos evitáveis. No regulamento, a responsabilidade principal de evitar um contato é com o piloto que ultrapassa, enquanto a responsabilidade secundária é com o piloto que está sendo ultrapassado. Um competidor que não consegue demonstrar responsabilidade e inicia uma manobra que resulta em contato será penalizado.

A punição também acontece já que, pelo abandono de Harvey em Toronto, ele não pôde servir a sanção na corrida em que cometeu. Segundo o regulamento da Indy, a punição padrão para eventos em ovais é a perda de nove posições no grid de largada. Em circuitos mistos ou de rua, a punição é de seis posições.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as ações da rodada dupla de Iowa.