Indy desclassifica carros da Penske do GP de St. Pete e dá vitória a O'Ward

Indy identificou violação do push-to-pass nos carros da equipe de Roger Penske, e Pato O'Ward herdou vitória nas ruas da Flórida. Will Power levou 10 pontos de penalização, mas manteve o segundo lugar

A Penske teve dois carros desclassificados do GP de São Petesburgo, realizado no início do mês de março, em etapa que abriu a temporada 2024 da Indy. Josef Newgarden, que cruzou a linha de chegada à frente, e Scott McLaughlin, que foi terceiro, tiveram seus resultados impugnados, além de Will Power ter sofrido a perda de 10 pontos no campeonato por violarem os parâmetros do push-to-pass. Com isso, Pato O'Ward herdou a vitória e o australiano, mesmo punido, subiu ao segundo lugar.

A penalização veio praticamente 45 dias após a corrida, pois a fraude só foi descoberta no warm-up do GP de Long Beach, realizado horas antes da prova deste domingo (21) — por isso, a Indy promete novos procedimentos de inspeção. A categoria revisou os dados da etapa de St. Pete e ficou identificada a manipulação no sistema de 'push-to-pass' nos carros #2, #3 e #12 da Penske, que permitia aos pilotos utilizarem o botão de ultrapassagem em largadas e relargadas.

[relacionadas]

A varredura deixou evidente que a Penske burlou o artigo 14.19.15, que trata do envio dos dados para identificar quando o 'push-to-pass' é acionado, e o 14.19.16, específico sobre a utilização do sistema antes da linha de largada e chegada.

Pelo regulamento da Indy, o sistema só pode ser acionado após cruzar a linha de largada e foi identificado que Newgarden e McLaughlin conquistaram vantagem competitiva de forma indevida, assim, sendo desclassificados. Em compensação, não foi notado que Power tenha obtido benefício com a artimanha, portanto, penalização de 10 pontos na tabela de classificação.

Newgarden (centro) e McLaughlin (dir.) foram desclassificados em St. Pete (Foto: Indycar)

"A integridade do campeonato é fundamental para tudo o que fazemos. Embora a violação não tenha sido detectada em São Petersburgo, descobrimos a manipulação durante o warm-up em Long Beach e imediatamente fizemos o necessário, garantindo que todos os carros estivessem em conformidade para a corrida. A partir desta semana, no GP do Alabama, novos procedimentos de inspeção técnica estarão em vigor para impedir essa violação", declarou Jay Frye, presidente da Indy.

A Penske aceitou a punição imposta pela Indy e justificou que não removeu o sistema de 'push-to-pass' de maneira correta após a realização de testes com motores híbridos, feitos em Sebring, dias antes à estreia da temporada 2024.

"Infelizmente, o sistema do 'push-to-pass' não foi removido como deveria depois de testes recém-completados com o motor híbrido nos carros da Penske. Esse sistema permitiu que o 'push-to-pass' fosse ativado durante relargadas no GP de St. Pete, quando isso não deveria ser permitido", diz o comunicado da Penske, assinado pelo presidente Tim Cindric.

"Tanto o carro #2, pilotado por Josef Newgarden, como o carro #3, de Scott McLaughlin, ativaram o 'push-to-pass' em uma relargada, o que violou as regras da Indy. A Penske aceita as punições aplicadas pela categoria", finalizou a nota.

Newgarden, na pista, foi superior a todos em St. Pete (Foto: Indycar)

Com a aplicação das punições, O'Ward — e McLaren — voltaram a vencer na Indy após 22 corridas, o que não acontecia desde o GP de Iowa 2 de 2022. Power subiu ao segundo lugar, enquanto Colton Herta ficou com o terceiro posto. Álex Palou, Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Scott Dixon, Rinus Veekay, Santino Ferrucci e Kyle Kirkwood completaram o top-10. Pietro Fittipaldi ganhou duas posições e finalizou no 13º lugar.

O campeonato também teve mudanças importantes e Dixon é o novo líder, com 79 pontos — dois a mais que Herta e dez de vantagem para Palou. O'Ward agora é o quarto, com 64 tentos, mantendo cinco ponto de frente para Power. Então líder do campeonato, Newgarden caiu para 11ª posição, com 34 tentos.

Indy retorna para a terceira etapa do campeonato neste final de semana, com o GP do Alabama, que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril. O evento no Barber Motorsports Park tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!