Indy adota novo sistema de telemetria em plano para aumentar confiabilidade dos carros

Novidade foi testada com sucesso nas sessões de testes em Palm Springs e irá ajudar as equipes na compilação de dados

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A Indy vai adotar um novo sistema de telemetria na temporada 2023 com a intenção de melhorar a compilação de dados relacionados ao desempenho e à confiabilidade do carro, bem como às condições físicas do piloto. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo presidente da Indy, Jay Frye.

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Os novos dispositivos contam com tecnologia para transmitir de forma simplificada centenas de dados, captados por vários sensores que estarão integrados ao carro e ao controle de prova. As informações virão tanto do comando eletrônico já existente quanto dos novos mecanismos que serão instalados nos bólidos. Os dados poderão ser gerenciados no local da corrida, sem precisar passar por uma compilação externa e por diferentes operadores.

Além disso, o novo sistema reduzirá o número de componentes e de cabos de fiação necessários no carro, apresentando-se como uma solução mais leve e sustentável, que torna mais fácil de instalar, configurar e manter.

No caso de incidentes, um gravador de dados, que estará acoplado ao módulo de telemetria, irá guardar as informações relacionadas aos sistemas de segurança – que podem ajudar a mapear causas e, assim, dar mecanismos para que a equipe melhore a confiabilidade do carro.

Nova telemetria na Indy para 2023 (Foto: IndyCar)

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A empresa responsável pela tecnologia é a EM Motorsport, que já fornece um dispositivo que conecta o controle de corrida aos painéis de bandeira. Esta inovação foi implementada na última temporada da Indy. A desenvolvedora também fornece sistemas de segurança para outras categorias automobilísticas, como a Fórmula 1 e a MotoGP.

“A EM Motosport se tornou uma parceira valiosa para a Indy e nossas equipes, porque dados definitivos são a chave para a capacidade de nossas equipes tomarem decisões em frações de segundo”, comentou Frye.

O vice-diretor da EM Motorsport, Luca De Angelis, ressaltou que a Indy será a primeira categoria a executar o sistema tudo-em-um de telemetria e triagem eletrônica. Ele também comemorou o fato desse novo mecanismo ser aplicado na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos.

“Isso nos deixa extremamente orgulhosos. O campeonato está liderando, por exemplo, a maneira como outras categorias podem executar uma solução mais econômica e elegante. Estamos ansiosos para trabalhar ao lado da Indy para expandir as capacidades dos sistemas combinados”, disse.

O novo sistema foi testado na semana passada, na sessão de testes realizadas no Thermal Club, localizado em Palm Springs, na Califórnia. Os resultados, segundo a Indy e a EM Motorsport, foram satisfatórios, permitindo a implementação para a temporada de 2023 que começa nesta sexta-feira (3), com o GP de São Petersburgo.

FÓRMULA E 2023 - eP CIDADE DO CABO | 5ª etapa | Corrida