Rahal faz 1-2 da RLL com Lundgaard e crava pole-position do GP de Indianápolis 2

Graham Rahal comandou a classificação cheia de surpresas da Indy no misto de Indianápolis e cravou a pole-position com direito a 1-2 da RLL

Meses após ser bumpado das 500 Milhas de Indianápolis, Graham Rahal teve a redenção. O piloto da RLL surpreendeu na classificação do GP de Indianápolis 2, disputada na tarde desta sexta-feira (11) e cravou a pole-position ao marcar o tempo de 1min10s113. É a primeira vez que Graham vai sair da pole desde 2017.

Marcus Armstrong é o melhor piloto da Ganassi no grid, largando do sétimo lugar, lado a lado com o surpreendente inglês Jack Harvey, de RLL. Líder do campeonato, Álex Palou vai partir da 9ª posição, lado a lado com Felix Rosenqvist, que fecha o top-10.

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O brasileiro Helio Castroneves, de Meyer Shank, conseguiu emplacar uma boa classificação e vai largar de 18º. O piloto avançou ao Fast 12 pela primeira vez na temporada, mas como sofreu uma punição por troca de motor, perdeu seis posições depois de ser o 12º na classificação.

Vice-líder do campeonato, Josef Newgarden teve uma péssima classificação. O americano da Penske foi eliminado ainda no primeiro segmento e vai largar apenas do 19º lugar, precisando de uma recuperação para deixar as chances de título vivas.

A classificação também contou com várias outras eliminações de nomes pesados ainda na primeira fase. Colton Herta será 11º, Scott Dixon largará de 15º, Will Power é 16º e Marcus Ericsson partirá de 17º

Saiba como foi a classificação da Indy em Indianápolis:

Q1: Newgarden Dixon, Ericsson, Power e Herta caem cedo

Grupo 1: Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Scott McLaughlin, Patricio O'Ward, Devlin DeFrancesco, Jack Harvey, Kyle Kirkwood, David Malukas, Santino Ferrucci, Will Power, Colton Herta, Josef Newgarden e Sting Ray Robb

Nos primeiros cinco minutos de Grupo 1, os pilotos utilizaram apenas os pneus duros. Alexander Rossi surgiu com 1min10s550 para tomar o primeiro posto. O surpreendente DeFrancesco era segundo, seguido por Harvey, O'Ward, Power e Herta.

Na hora dos pneus macios, os tempos foram despencando, e quem surpreendeu ao aparecer no topo foi Devlin DeFrancesco, com 1min10s280. Passaram também Harvey, O'Ward, McLaughlin, Rossi e Rosenqvist.

Grupo 2: Graham Rahal, Christian Lundgaard, Álex Palou, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Marcus Armstrong, Linus Lundqvist, Helio Castroneves, Romain Grosjean, Callum Ilott, Rinus VeeKay, Ryan Hunter-Reay, Agustín Canapino e Benjamin Pedersen.

Com pneus duros, Álex Palou surgiu na frente com 1min10s753, seguido por Lundgaard, Castroneves, Scott Dixon, Grosjean e Armstrong. As trocas para os pneus macios começaram com menos de 4 minutos e 30 para o fim.

Na hora dos pneus macios, vieram os melhores tempos da classificação. Lundgaard cravou 1min00s003, confirmando o bom momento da RLL. Rahal, Grosjean, Castroneves, Palou e Armstrong avançaram também.

Fast 12: Palou e McLaughlin ficam pelo caminho

Com um Fast 12 cheio de grandes novidades, Grosjean foi o primeiro a escapar da pista, mas conseguiu manter o carro rodando e sem maiores problemas. Na primeira metade, utilizando os pneus duros, Alexander Rossi tinha o tempo mais rápido. Harvey, Lundgaard, Castroneves, O'Ward e DeFrancesco eram os classificados.

Ao colocar macios, Marcus Armstrong pulou para o primeiro posto com 1min10s210. Os carros da RLL vieram com tudo e tomaram as duas primeiras posições, com Rahal no topo em 1min09s983, enquanto Lundgaard marcou 1min10s007. Rossi, Grosjean, O'Ward e DeFrancesco avançaram ao Fast 6.

Fast 6:

Na hora do Fast 6, apenas Rossi entrou de pneus duros. O restante dos concorrentes foram de macios para a pista. Lundgaard comandou as primeiras voltas ao passar 1min10s585. DeFrancesco surpreendeu com 1min10s819 e apareceu no segundo, seguido por Grosjean, O'Ward, Rahal e Rossi.

Pato O'Ward, que relatou problemas de travamento nas rodas, marcou 1min10s345, mas Lundgaard rapidamente tirou o sorriso do mexicano com 1min10s228.