Ex-piloto e filho de lenda da Indy, Vukovich II morre aos 79 anos nos Estados Unidos

Bill Vukovich II morreu no último domingo, dia 20 de agosto, na Califórnia, onde vivia. Chegou a ser Novato do Ano da Indy 500 em 1968

Bill Vukovich II, ou William John Vukovich Jr, morreu no último domingo, dia 20 de agosto, na Califórnia. A Indy anunciou a notícia na noite da segunda-feira, sem informar a causa. O ex-piloto e membro de um dos mais tradicionais clãs do automobilismo dos Estados Unidos tinha 79 anos de idade.

Vukovich II foi membro ativo das corridas de monopostos dos Estados Unidos durante duas décadas, fazendo parte dos grids entre 1965 e 1984. No período, foi a 24 pódios e chegou a vencer uma corrida, no oval de Michigan, em 1973.

Relacionadas

E foi neste mesmo ano que conseguiu o melhor resultado dele nas 16 tentativas feitas nas 500 Milhas de Indianápolis: foi segundo colocado numa prova trágica e encerrada pela chuva. Em 1974, seria terceiro colocado. Anos antes, em 1968, o sétimo lugar na estreia havia rendido a ele o prêmio de Novato do Ano. Além disso, teve carreira laureada nos ovais de terra tradicionais do país.

Bill Vukovich II morreu aos 79 anos de idade (Foto: Indy)

Além disso, porém, Vukovich II era parte de uma de apenas cinco famílias que tiveram três gerações de pilotos nas 500 Milhas de Indianápolis, junto aos clãs Unser, Andretti, Foyt e Brabham.

A tradição, porém, foi custosa para a família de origem sérvia. O pai dele, Bill Vukovich, é lenda do evento: venceu a Indy 500 nas temporadas 1953 e 1954, e tinha vantagem gigantesca em 1955, quando parecia se encaminhar para a jamais conquistada terceira vitória seguida no Brickyard. Mas um grave acidente com efeito dominó interrompeu a busca e matou Bill aos 36 anos.

Já o filho, Billy Vukovich III, disputou algumas corridas da Indy e foi às 500 Milhas de Indianápolis três vezes, com direito a também ser eleito Novato do Ano, só que em 1988. Mas Billy também morreu em acidente, ainda que fora da Indy. Foi num acidente durante teste em oval de terra, em 1990, aos 27 anos. Eli Vukovich, irmão de Bill Sr e tio de Bill II, também foi piloto na Califórnia, mas nunca chegou à Indy ou Indy 500.

Como carreira de PALOU pode ficar em risco com nova briga na INDY? | GP às 10