Herta lidera treino livre 1 de cinco bandeiras vermelhas em Laguna Seca

Em treino livre marcado por diversas interrupções, Colton Herta mostrou os motivos de ser um especialista em Laguna Seca e liderou a primeira atividade oficial do fim de semana

Vencedor do GP de Laguna Seca em 2019 e 2021, o americano Colton Herta iniciou o fim de semana em alta. O piloto da Andretti cravou 1min07s538 para ficar o tempo mais rápido da caótica sessão disputada no início da noite desta sexta-feira (8), em Monterey, na Califórnia.

As atividades em Laguna Seca retornam neste sábado com o treino livre 2, marcado para começar às 14h00 (de Brasília, GMT-3). A classificação acontece logo mais, a partir das 18h00.

Relacionadas

Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Laguna Seca:

A bandeira verde para os 75 minutos de treino livre foi acionada às 18h30 (de Brasília, GMT-3). De cara, os pilotos tomaram a pista para as voltas de instalação e reconhecimento. Quem tomou a pista cedo e rapidamente marcou um bom tempo foi Alexander Rossi, da McLaren, que cravou 1min07s633 para ficar na liderança.

E o americano esteve lá ao fim dos primeiros 15 minutos, seguido por Kirkwood, Vips, VeeKay, Malukas, Ferrucci, Rosenqvist, Newgarden, Hunter-Reay e Grosjean.

Quem tirou Rossi da ponta foi Colton Herta, na marca de 21 minutos de treino. O americano da Andretti marcou o tempo de 1min07s538. Com 43 minutos restantes para o fim da sessão, veio a primeira bandeira vermelha do dia, causada por Romain Grosjean. O franco-suíço perdeu o carro sozinho na curva 4 e bateu forte.

Com 42 minutos para o final do TL1, Romain Grosjean causou um forte acidente em Laguna Seca (Vídeo: IndyCar)

Foram quase 10 minutos de interrupção até a bandeira verde aparecer. Com apenas 30 minutos restantes, o top-10 tinha Herta, Rossi, Ericsson, Kirkwood, Vips, Rahal, Dixon, VeeKay, Palou e Power. Porém, a bandeira vermelha tornou a aparecer novamente, agora por conta de Jüri Vips. Com problemas mecânicos, parou entre as curvas 6 e 7.

O treino foi reiniciado com 24 minutos para o fim. Deu tempo de Pato O'Ward assumir a segunda posição com 1min07s591, até mais uma bandeira vermelha. Agora, por causa de Scott McLaughlin. Eventualmente, o neozelandês foi ajudado pelo time de resgate e conseguiu recolher aos boxes. A sessão foi reiniciada com 15 minutos.

Mais uma bandeira vermelha aconteceu. Agora, por conta de Agustín Canapino. O argentino da Juncos escapou na curva 6 e parou na brita. Ainda deu tempo da bandeira verde aparecer na reta final e acontecer mais uma interrupção. Will Power escapou na curva 4 e bateu, danificando a suspensão traseira esquerda.