Herta desbanca domínio da Chevrolet e lidera TL2 da Indy em St. Pete
Em atividade que teve cinco carros de motor Chevrolet entre os seis primeiros, Colton Herta surpreendeu e colocou a Andretti no topo do treino livre 2 do GP de St. Pete
O americano Colton Herta liderou o segundo treino livre da Indy em St. Pete, na Flórida, disputado na manhã deste sábado (9). Com o tempo de 1min00s133, anotado já na reta final da atividade, o piloto da Andretti se colocou no topo da tabela. De motor Honda, ele quebrou a tendência da atividade, que foi quase inteira dominado por carros de motor Chevrolet.
Os bicampeões Josef Newgarden e Will Power, ambos da Penske, ficaram com o segundo e o terceiro lugar respectivamente. O quarto posto terminou nas mãos do mexicano Pato O'Ward, da McLaren. Um surpreendente Romain Grosjean, de Juncos, esteve no quinto lugar, enquanto o neerlandês Rinus VeeKay, da Carpenter, foi sexto.
O segundo melhor Honda da atividade foi Kyle Kirkwood, companheiro de Herta na Andretti, com o sétimo lugar. Scott McLaughlin, de Penske, foi o oitavo, enquanto as Ganassi de Scott Dixon e Marcus Armstrong fecharam o top-10.
Ainda em readaptação com a Indy, o brasileiro Pietro Fittipaldi ficou apenas na 25ª posição com a RLL. Ele anotou o melhor tempo em 1min01s724. Colin Braun e Santino Ferrucci — piloto que não marcou tempo — foram os únicos a ficarem atrás do carro #30.
Líder do primeiro treino livre, Felix Rosenqvist foi mais modesto com a Meyer Shank, finalizando na 11ª colocação. Já o atual campeão Álex Palou seguiu em fim de semana de poucos destaques em St. Pete, sendo apenas o 20º no TL2.
A Indy retorna ainda neste sábado com a sessão de classificação, às 16h00 (de Brasília, GMT-3), que define o grid de largada para o GP de St. Pete. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o treino livre 2 da Indy em St. Pete:
Após um pequeno atraso, a bandeira verde para os 45 minutos de treino livre 2 foi acionada às 11h40 (de Brasília, GMT-3). A temperatura em St. Pete era de 24°C, com tempo parcialmente nublado. Os pilotos não perderam tempo e rapidamente foram para a pista. Colton Herta, de Andretti, causou susto ao escapar na curva 4.
Depois de 10 minutos de sessão, a liderança estava nas mãos de Will Power, da Penske, com o tempo de 1min00s410. Kyle Kirkwood, da Andretti, era o segundo colocado, seguido por Scott McLaughlin, Alexander Rossi e Linus Lundqvist.
Após um certo período sem muitas mudanças entre as primeiras posições, surgiu o neerlandês Rinus VeeKay, da Carpenter, que assumiu o quarto posto ao anotar 1min00s767. Em seguida, veio uma volta melhor ainda: 1min00s620. E ele ficou atrás apenas de Power.
A liderança de Will foi cair apenas quando restavam 16 minutos para o fim da sessão, e pelas mãos de um companheiro de equipe: Josef Newgarden, também da Penske, cravou 1min00s387 para assumir o primeiro posto. Pato O'Ward, de McLaren, pulou para terceiro, deixando um top-4 todo formado por carros de motor Chevrolet.
Kyle Kirkwood, que era o quinto colocado e o melhor piloto de motor Honda da sessão, precisou se retirar por danos na suspensão após tocar o muro na curva 2. Quando o treino entrou nos 10 minutos finais, foi um companheiro de Kirkwood que se destacou: Colton Herta, com 1min00s133, assumiu a liderança, quebrando a hegemonia Chevrolet. E assim ficou até o fim do treino.
INDY 2024, Treino Livre 2, GP de São Petersburgo
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:00,133 | 22 | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:00,387 | +0,254 | 24 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:00,410 | +0,277 | 25 |
4 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:00,578 | +0,445 | 32 |
5 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:00,603 | +0,470 | 23 |
6 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:00,620 | +0,487 | 26 |
7 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:00,682 | +0,549 | 10 |
8 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:00,690 | +0,557 | 26 |
9 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:00,703 | +0,570 | 22 |
10 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:00,734 | +0,601 | 25 |
11 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:00,758 | +0,625 | 21 |
12 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:00,796 | +0,663 | 20 |
13 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:00,857 | +0,724 | 21 |
14 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:00,907 | +0,774 | 24 |
15 | C ILOTT | McLaren Chevrolet | 1:00,922 | +0,789 | 20 |
16 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:00,929 | +0,796 | 27 |
17 | G RAHAL | RLL Honda | 1:00,989 | +0,856 | 23 |
18 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:01,036 | +0,903 | 23 |
19 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:01,041 | +0,908 | 23 |
20 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:01,101 | +0,968 | 24 |
21 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 1:01,104 | +0,971 | 26 |
22 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:01,108 | +0,975 | 25 |
23 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:01,170 | +1,037 | 21 |
24 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:01,299 | +1,166 | 28 |
25 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:01,724 | +1,591 | 24 |
26 | C BRAUN | Dale Coyne Honda | 1:02,357 | +2,224 | 24 |
27 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | Sem tempo | - | 0 |