Lundgaard comanda top-3 europeu e lidera treino livre 2 da Indy em Laguna Seca

Christian Lundgaard desbancou Rinus VeeKay e Álex Palou para liderar o último treino livre da Indy na temporada 2023, em Laguna Seca

No último treino livre da temporada 2023 da Indy, a liderança ficou nas mãos de Christian Lundgaard. O dinamarquês da RLL anotou o tempo de 1min07s615 para ficar no topo da atividade disputada em Laguna Seca no início da tarde deste sábado (9), em Monterey, na Califórnia.

As atividades no sábado em Laguna Seca ganham sequência mais tarde, a partir das 18h00 (de Brasília, GMT-3), com a classificação, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o TL2 do GP de Laguna Seca:

Após um atraso de cerca de 25 minutos por conta da espera pelo fim da classificação da Indy NXT, o treino livre 2 teve início, com 45 minutos no cronômetro. Marcus Armstrong, da Ganassi, rapidamente assumiu a liderança com 1min08s569, mas foi superado pelo companheiro de equipe e campeão Álex Palou, com 1min08s482.

Líder do treino livre 1, Colton Herta cravou 1min07s888 para tirar Palou da liderança. Rinus VeeKay rodou sozinho na curva 6, mas conseguiu segurar o carro e evitou uma bandeira vermelha. A interrupção acabaria vindo instantes depois quando Pato O'Ward escapou na brita na curva 4.

Pato O'Ward escapou da pista, bateu na barreira de pneus e paralisou início do TL2 em Laguna Seca (Vídeo:I ndyCar)

Foram 6 minutos até a retirada da McLaren de Pato. Ao fim do primeiro terço da sessão, Herta era líder com Power, Armstrong, Palou, Rosenqvist, Malukas, Pedersen, VeeKay, Lundgaard e Ferrucci no top-10.

Quem desbancou Herta da primeira posição foi Alexander Rossi, da McLaren, que cravou 1min07s852. Uma nova bandeira vermelha veio aparecer com 27 minutos restantes para o fim da atividade, agora por causa de Will Power. O australiano da Penske escapou na entrada da curva Saca Rolhas e parou na caixa de brita.

Will Power errou na famosa curva Saca Rolhas no TL2 em Laguna Seca (Vídeo: IndyCar)

Uma sequência de tempos foram anotados para tirar Rossi da liderança. O primeiro foi de Palou com 1min07s799. Em sequência, veio VeeKay com 1min07s654. O último foi Christian Lundgaard, com 1min07s615.

Com 15 minutos para o fim, além do novo top-3, Rossi, Kirkwood, Herta, Rahal, Dixon, McLaughlin e Power formavam o top-10. Uma nova bandeira vermelha surgiu, agora por causa de Santino Ferrucci. O piloto da Foyt sofreu um superaquecimento no motor e precisou encostar.

Já estourando a janela de 1h00, o cronometro seguiu correndo com bandeira vermelha e a atividade foi liberada apenas a 3 minutos do fim da sessão, sem tempo para grandes mudanças.