Slicks descartados e novo fornecimento de motores: Fórmula E evolui concepção do Gen4

Fórmula E iniciou processo para definir a fornecedora oficial de pneus do Gen4 e, de acordo com o edital divulgado pela categoria, não pensa em pneus slicks até, pelo menos, a temporada 2029/30. Trem de força dianteiro será produzido por empresa selecionada

Continuando seus passos em direção à próxima geração de carros, prevista para estrear em 2026, a Fórmula E — que encerrou a primeira participação dos Gen3 em julho — já pensa no Gen4. E, se uma das principais expectativas ficava por conta da possibilidade da estreia dos pneus slicks, o último edital divulgado pela categoria sobre a busca por uma fornecedora de pneus — entre as temporadas 2026/27 e 2029/30 — esfriou os planos.

Atualmente, os pneus da categoria são fornecidos pela Hankook, que também completou sua primeira temporada em 2023. No entanto, a categoria já pensa em quem será a fornecedora de sua próxima geração, e o edital que carrega os pré-requisitos dos novos compostos dão a entender que não há planos em andamento para substituir os atuais, com ranhuras.

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"O desenho da banda de rodagem e as propriedades do material da banda de rodagem devem ser desenvolvidos para oferecer baixa resistência ao rolamento, além de uma frenagem eficaz, para uma regeneração ideal sob todas as condições climáticas", diz o documento.

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Fórmula E busca fornecedora de pneus para o Gen4 (Foto: Fórmula E)

Assim, conforme indicado pela categoria, o objetivo é buscar, novamente, compostos que funcionem em "todas as condições climáticas" para o Gen4. Além disso, um novo tipo de pneu será produzido, o "Typhoon" [em português, tufão], criado para ser utilizado em condições de chuva extrema.

Resta saber, entretanto, se a borracha realmente seria usada, já que a FIA costuma paralisar as corridas em caso de condições extremamente adversas por motivos de segurança.

As exigências em relação aos pneus não param por aí. Explicando o que deseja de seus novos compostos em termos de temperatura, a Fórmula E pede para que a borracha não apresente desempenho apenas em volta única, mas, sim, em uma série de tentativas.

"Os pneus devem entregar uma série de tempos de volta consistentes — e não uma única volta incrivelmente rápida. Esse padrão precisa ser repetido. Em outras palavras, não deve haver um 'efeito volta perfeita'", aponta a proposta.

Em novo edital, Fórmula E vai manter pneus com ranhuras (Foto: Fórmula E)

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Resta uma dúvida, entretanto. A Fórmula E ainda não definiu qual será o tamanho dos compostos para a temporada 2026/27 em diante, já que a escolha do aro também faz parte do edital de fornecimento de chassi, divulgado em junho, que corre paralelamente ao de pneus. No entanto, está claro que o tamanho ficará em 18 ou 20 polegadas.

A quantidade de pneus, por outro lado, seguirá igual: cada equipe recebe dois jogos em finais de semana com uma corrida prevista, enquanto nas rodadas duplas, o número sobe para três. Quanto ao "Typhoon", todos os times receberão apenas um jogo por fim de semana.

Por fim, a veia sustentável. Na proposta, a Fórmula E exige que a fornecedora prepare estudos sobre o impacto dos pneus no meio-ambiente e no clima, além de transparência total na cadeia de materiais e redução de desperdícios. O uso de cobertores térmicos segue terminantemente proibido.

Além das mudanças nos pneus, motor dianteiro será produzido por empresa selecionada (Foto: Fórmula E)

As novidades, entretanto, não dizem respeito apenas aos pneus. Ao contrário do que se esperava, a Fórmula E decidiu que o trem de força dianteiro será fabricado por uma desenvolvedora específica, ainda não selecionada. Era esperado que as equipes fornecedoras recebessem mais liberdade neste aspecto, mas a informação indica que elas seguirão preocupadas apenas com o motor traseiro.

"O carro será elétrico, com tração nas quatro rodas e dois trens de força. O trem de força traseiro faz parte do perímetro da fabricante do carro, enquanto o trem de força dianteiro será providenciado exclusivamente por uma fornecedora selecionada pela FIA", diz o documento.

CRONOGRAMA

As empresas interessadas no fornecimento de pneus para a Fórmula E terão até o dia 31 de outubro para submeterem suas resposta à proposta. O conceito será escolhido no dia 6 de dezembro, enquanto o registro da fabricante entra em vigor no primeiro trimestre de 2024. O fornecimento de chassi — que inclui bateria e trem de força dianteiro — está previsto para ser definido ainda antes, em 19 de outubro.

Os testes serão iniciados oficialmente em janeiro de 2025, enquanto os novos modelos de chassi e pneus serão entregues aos fabricantes em setembro de 2026. A primeira corrida com a nova geração de carros está prevista para novembro do mesmo ano.