Frijns deixa Abt Cupra e acerta retorno à Envision para temporada 2023/24 da Fórmula E

Robin Frijns se despediu da Envision ao fim do ano passado, mas, depois de uma temporada sofrível pela Abt Cupra, voltou atrás e acertou retorno à equipe para substituir Nick Cassidy

Depois de um ano sofrível com a Abt Cupra, Robin Frijns voltou atrás e vai retornar à Envision a partir da próxima temporada da Fórmula E, segundo o portal inglês The Race. O holandês, que deixou a equipe inglesa ao fim do ano passado, fechou acordo com o time verde logo após a segunda corrida do eP de Roma, realizado este mês. Assim, o piloto passa a formar uma dupla extremamente experiente com Sébastien Buemi no ano que vem.

A vaga na Envision será oficialmente aberta assim que Nick Cassidy for confirmado ao lado de Mitch Evans na Jaguar, e Frijns chega justamente para ocupar o posto do neozelandês — de quem foi companheiro de equipe até o ano passado. As duas vitórias do holandês na categoria foram conquistadas justamente com o time de Sylvain Filippi, nos ePs de Paris e Nova York de 2019.

Relacionadas

Parte da Envision por quatro anos, entre 2018 e 2022, Frijns deixou a equipe para se tornar uma espécie de líder da Abt, que retornou ao grid da Fórmula E com uma equipe própria em 2023. No entanto, o baixo rendimento e a falta de competitividade irritaram o piloto, que só conseguiu pontuar três vezes na temporada. Assim, Robin buscou a opção de se livrar do vínculo com a escuderia alemã.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Frijns está de volta à Envision, equipe que defendeu até o fim do ano passado (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chama atenção, entretanto, o fato de que os dois pilotos da Envision planejam dividir a participação na Fórmula E com o WEC no ano que vem, o que pode gerar um conflito de datas para ambos. Enquanto Buemi faz parte do programa da Toyota há anos, Frijns vai iniciar sua caminhada com a BMW em 2024.

Além disso, o planejamento das categorias para o ano que vem prevê justamente um conflito no fim de semana do dia 10 de maio, com as realizações simultâneas do eP de Berlim e as 6 Horas de Spa. A FIA, que comanda os dois campeonatos, ainda avalia a situação e cogita alterar a data de uma das etapas.

Quanto à Abt, a busca passa a ser por um substituto para Frijns. Kelvin van der Linde, que substituiu o holandês em algumas corridas de 2023, por motivos de lesão, pode ser uma opção. Adrien Tambay, que testou com a equipe na sessão de novatos de Berlim e também foi chamado a Roma — apesar de não ter ido à pista —, é outro cotado.

Fórmula E, agora, retorna para decidir o campeonato no fim do mês. Entre os dias 29 e 30 de julho, o eP de Londres vai, enfim, definir quem será o grande campeão da primeira temporada da Era Gen3. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.