Wehrlein vence em Jacarta, e Porsche renasce na Fórmula E após ser posta contra a parede

A Porsche esperou ser alcançada para reagir, mas enfim deu o ar da graça no eP de Jacarta e voltou para o campeonato. Por outro lado, apagão da Jaguar possibilita surgimento de novos protagonistas na Era Gen3 da Fórmula E

A Porsche, decididamente, já parecia sem forças. Depois de um começo de temporada avassalador na Fórmula E, em que se colocou — enfim — como protagonista do campeonato, o time alemão deixou o ritmo cair, permaneceu estagnado e viu várias concorrentes ao redor subirem degraus. Neste sábado (3), entretanto, na primeira corrida da rodada dupla do eP de Jacarta, Pascal Wehrlein voltou a vencer e deixou claro que é uma das peças mais importantes da briga pelo título.

Depois de quatro vitórias seguidas dos trens de força da Jaguar, duas com a equipe de fábrica e duas pela Envision, o campeonato mudou de mãos em Mônaco. Nick Cassidy, depois de muito ameaçar, tombou Wehrlein da primeira colocação e se tornou o nome a ser batido na categoria.

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Acontece, no entanto, que a Jaguar não deu as caras em Jacarta. Sofrendo com a temperatura dos pneus e sem conseguir atingir a janela ideal em praticamente nenhum momento deste sábado, o time inglês não foi um fator considerável na briga pela vitória e ainda viveu uma situação bizarra no fim — que pode ter encerrado as pretensões de buscar o campeonato.

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Pascal Wehrlein com o troféu no centro do pódio da Fórmula E em Jacarta. Jake Dennis e Maximilian Günther acompanham (Foto: Porsche)

Sam Bird, que já havia abalroado Mitch Evans no eP de Hyderabad, mais uma vez mostrou que não está apagado na temporada — enquanto seu companheiro briga pelo título — à toa. Novamente, o inglês perdeu o ponto de frenagem e acertou a traseira do neozelandês, que abandonou. Algumas voltas depois, o britânico também encerrou sua participação após novo entrevero com Jake Hughes.

Para uma equipe que almeja brigar pelo título, os erros de Bird são simplesmente inaceitáveis. Pela segunda vez na temporada, o britânico custou pontos ao próprio companheiro de equipe e vai tornando, a cada corrida, mais difícil sua permanência na equipe para o ano que vem. Muito além disso, o experiente piloto pode estar custando o título mundial à marca inglesa.

Assim, sem a protagonista Jaguar entre os primeiros colocados — já que Nick Cassidy e Sébastien Buemi também não conseguiram fazer boas participações com a Envision —, coube às outras equipes a tarefa de gerar entretenimento na parte da frente do pelotão. E elas não decepcionaram.

Muito além da Porsche, que já comprovou sua força em outros momentos do campeonato, DS Penske e Maserati parecem ter acordado e já ocupam as primeiras colocações com mais frequência. Maximilian Günther, inclusive, liderou TL1, TL2, o grupo B da classificação e ainda marcou a pole, mas não teve energia suficiente para brigar pela vitória. E a 'culpa' disso é exclusivamente da Porsche.

Maximilian Günther mostrou que a Maserati tem o que oferecer na Fórmula E (Foto: Maserati)

Pela primeira vez desde o fim de semana duplo em Diriyah, o time alemão esteve forte a partir da abertura das atividades e indicou, desde o início, que brigaria na frente. De fato, tanto Wehrlein quanto Jake Dennis — da Andretti, que usa motores Porsche — se colocaram nas primeiras colocações desde o início e mantiveram a vitória restrita à batalha.

Neste momento, entretanto, é que a possibilidade de vitória mostra quem é quem. Enquanto Wehrlein fez tudo que foi possível para se segurar na primeira colocação — inclusive gerando reclamações por parte de Dennis, de que estaria freando antes do necessário —, o inglês, mais uma vez, teve a faca e o queijo na mão para atacar e não o fez.

Ainda que a regularidade seja de máxima importância para aqueles que almejam conquistar o título mundial da Fórmula E, a pontuação pela vitória pode fazer toda a diferença em uma matemática tão apertada no final. Assim como havia feito com Nick Cassidy em Berlim, Dennis preferiu esperar e somar os pontos pelo segundo lugar. A ver como a estratégia vai se pagar ao fim da temporada.

Acertado pelo próprio companheiro de equipe mais uma vez, Evans vê o título cada vez mais distante (Foto: Fórmula E)

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Em suma, o surgimento de novas forças joga gasolina em um fogo já bem aceso no campeonato da Fórmula E. Em um dia no qual a Jaguar não se encontrou, a Porsche surrupiou o protagonismo e comandou as ações. Por outro lado, Maserati e DS Penske deram ótimas indicações de que a batalha pela taça, no ano que vem, pode envolver mais do que apenas duas equipes.

A Fórmula E continua ainda neste sábado, com o TL3 a ser realizado às 21h55 (horário de Brasília). Já na madrugada de domingo, a classificação acontece a partir de 0h20, enquanto a corrida está programada para as 4h30.

O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.