Rowland lamenta blecaute em Misano e explica erro: "Contou volta a menos"

O fim de semana de Oliver Rowland estava prestes a terminar em duas vitórias em Misano. Em vez disso, acabou com Nissan parada na pista

De líder do campeonato e vencedor inesperado no sábado da Fórmula E em Misano, Oliver Rowland foi a um final desesperador na corrida 2, realizada neste domingo (14). Rowland abriu a última volta na liderança, mas viu a energia chegar ao fim e foi obrigado a abandonar. Após a prova, explicou o que aconteceu.

Rowland ultrapassou Pascal Wehrlein na 20ª de 26 voltas e foi para o trecho derradeiro na tentativa de ser o quinto piloto na história da Fórmula E a ganhar as duas provas de um mesmo fim de semana. Mas ficou sem ponto algum, perdeu a corrida e a liderança do campeonato para Wehrlein.

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Segundo o piloto, pouco após o fim da corrida, a Nissan já havia entendido o que aconteceu. O sistema eletrônico de comando da equipe, que contabiliza quanto de energia o piloto tem de usar com relação à quantidade de voltas restante na corrida, contou uma volta a menos quando o carro passou na linha de largada. Isso mesmo, ainda antes das luzes verdes abrirem os caminhos para a corrida. Com isso, passou 26 voltas com a meta de energia a utilizar contando o necessário para 25 giros.

"Algumas você ganha, outras você perde", lamentou. "É difícil, porque sinto que fizemos tudo certo, sempre nos posicionamos bem e o carro era rápido nas curvas de alta. Estou um pouco decepcionado", admitiu.

Oliver Rowland liderou o campeonato brevemente após resultado do sábado (Foto: Fórmula E)

"Parece que algo estava faltando no grid. Quando cruzamos a linha de abertura da volta na largada, contou como uma volta a menos, algo que não deveria ter acontecido", contou.

"Corremos bem e fomos muito eficientes até quando estávamos atrás. Sei agora que tínhamos uma volta a menos [na contagem do sistema], mas eu não teria nenhum problema para chegar ao fim da corrida e terminar em terceiro, quarto ou quinto se essa fosse a meta [de uso de energia]", garantiu.

"Temos as metas de consumo de energia na tela [do volante] e tínhamos um plano para tomar a liderança em determinado momento da corrida. Foi isso que fiz. E pareceu mesmo que era bom demais para ser verdade. Mas é isso: ganhamos e perdemos como equipe", finalizou.

Fórmula E volta a acelerar daqui a duas semanas, nos dias 26 e 27 de abril, no eP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

Oliver Rowland tem apagão e entrega vitória a Pascal Wehrlein (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

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FÓRMULA E 2024 - eP DE MISANO | 7ª etapa | Corrida