Cassidy segura Evans e vence eP de Mônaco da Fórmula E. Di Grassi é 13º

Segunda vitória e liderança da Fórmula E 2023 para Nick Cassidy, que contou com uma bandeira amarela e o safety-car no fim para garantir o triunfo em Monte Carlo. Evans e Dennis completam o pódio

https://www.youtube.com/watch?v=N9qMaxPLhes

Nick Cassidy é o grande vencedor da nona etapa da temporada 2023 da Fórmula E. Neste sábado (6), o piloto da Envision saiu com o triunfo em Mônaco, o segundo do ano. Completam o pódio da prova Mitch Evans, da Jaguar, em segundo e, na terceira posição, Jake Dennis, da Andretti, que ainda levou o ponto extra pela volta mais rápida.

A corrida em Monte Carlo terminou sob safety-car, graças a um toque entre Nico Müller e Sam Bird na penúltima volta e o regulamento não permite voltas de acréscimo após ter completado 80% da prova. Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sergio Sette Câmara não pontuaram, fechando na 13ª e 15ª colocações, respectivamente.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Fórmula E volta nos dias 3 e 4 de junho com a rodada dupla a ser disputada em Jacarta, na Indonésia. Você acompanha tudo com transmissão AO VIVO pelo GRANDE PRÊMIO.

Segunda vitória de Nick Cassidy na temporada 2023 da Fórmula E (Foto: Envision)

Confira como foi o eP de Mônaco da Fórmula E:

Com a classificação caótica mais cedo, Jake Hughes saiu na pole-position com Sacha Fenestraz ao seu lado. A punição ao piloto da Nissan foi anunciada logo após a sessão. Na largada, grande saída do representante da McLaren e manutenção da ponta.

Sette Câmara não fez uma boa largada e caiu para 11ª posição, enquanto Di Grassi era o penúltimo. Quem partiu muito bem foi Cassidy, que era o oitavo. O líder da temporada, Pascal Wehrlein, estava em 14º.

Na abertura da volta 3, bandeira amarela por conta de Andre Lotterer. O piloto da Andretti teve um toque com Rene Rast e foi obrigado a abandonar a prova. A disputa pela liderança era intensa, com Fenestraz segurando o ímpeto de Nato mas, ao mesmo tempo, partindo para cima de Hughes.

Manobra por fora de Cassidy para ganhar duas posições em Monte Carlo (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Cassidy, em manobra espetacular, ganhou duas posições em cima de Evans e Dennis, alçado à sexta colocação. Na volta seis, Oliver Rowland, que vinha em um bom começo de corrida, passou reto e, por pouco, não tirou Mortara da prova.

Enquanto isso, Nick se valeu do moto ataque e ganhou mais posições, agora em cima de Norman Nato, terceiro lugar para ele. Finalmente, na abertura da volta sete, o líder da prova buscou seu primeiro modo ataque, agora, quem assume a ponta é Fenestraz.

Evans ganhara mais uma posição ultrapassando por fora, quinto lugar para o piloto da Jaguar. A corrida ganha diversas mudanças, com Dan Ticktum, Cassidy e Dennis pegando o modo ataque. Na abertura da volta 11, Evans e Fenestraz são os líderes.

Modo ataque liberado para o líder, Mitch Evans (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO

Somente nas primeiras sete voltas, foram 54 ultrapassagens feitas entre os pilotos. A Porsche, com Félix da Costa, tentava ganhar mais posições, e brigava roda a roda com Nato pela décima colocação. Mas foi emoção demais para a marca alemã, afinal, Wehrlein foi afoito e se enroscou com o português, que foi aos boxes e caiu para as últimas posições.

Muita confusão na curva da Tabacaria, com Sam Bird jogando Norman para fora da pista, enquanto gastava tempo com o modo ataque, estacionando na nona posição. No giro 18, pressão de Evans e Dennis para cima do líder, Cassidy. Por pouco, o neozelandês perde duas posições.

Quem seguia firme, com marcação cerrada, era Fenestraz, que mostrou seu Nissan no retrovisor do piloto da Andretti, querendo bater-lhe a carteira em Monte Carlo. Restava cerca de 30%, em média, de bateria para os bólidos elétricos com vinte voltas completadas.

Toque entre os carros da Porsche em Mônaco (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO)

Na volta 22, um toque entre Ticktum e Maximilian Günther colocou um balde de água nas intenções de ambos em vencer em Mônaco. Pior para o alemão da Maserati, que abandonou. Assim, a direção de prova acionou o safety-car na prova. Quem levou a pior, também, foi Nato, que foi aos boxes e está fora.

Três giros depois, com o carro de Maximilian removido, bandeira verde e recomeça a corrida em Monte Carlo. Voltas finais que prometiam muita emoção e troca de posições, agora que os carros conseguiram salvar um pouco da bateria.

Cassidy partiu na liderança, com Evans bem colado atrás, conseguindo se desprender do terceiro colocado, Jake Dennis. Volta mais rápida do neozelandês da Envision, 1min32s497.

Batida de Maximilian Günther e o alemão abandona a prova (Foto: Reprodução/GRANDE PRÊMIO).

Enquanto isso, o rádio de Cassidy informa ao piloto que não haverá voltas extras por conta do safety-car, Evans, por sua vez, tinha 0s532 de diferença para o líder da prova. Na penúltima volta, bandeira amarela na subida da Sainte-Dévote, com a batida de Nico Müller.

Assim, novamente carro de segurança acionado. E, como a direção de prova não poderia dar voltas de acréscimo por conta do regulamento, vitória de Nick Cassidy, a segunda da temporada 2023. Mitch Evans e Jake Dennis completam o pódio em Monte Carlo.

Fórmula E 2022/23, eP de Mônaco, Corrida, Resultado Final:

1N CASSIDYEnvision29 voltas 
2M EVANSJaguar+0.390 
3J DENNISAndretti+1.017 
4S FENESTRAZNissan+2.148 
5J HUGHESMcLaren+2.788 
6D TICKTUMNIO+3.368 
7J.E VERGNEDS Penske+4.374 
8S BUEMIEnvision+4.783 
9S VANDOORNEDS Penske+5.394 
10S BIRDJaguar+6.469 
11P WEHRLEINPorsche+6.705 
12E MORTARAMaserati+7.624 
13L DI GRASSIMahindra+8.576 
14R FRIJNSAbt Cupra+9.620 
15S. SETTE CÂMARANIO+10.684 
16A.F DA COSTAPorsche+11.141
17R RASTMcLaren+12.295 
18N NATONissan+13.423 
19N MÜLLERAbt Cupra NC
20M GÜNTHERMaserati NC
21O ROWLANDMahindra NC
22A LOTTERERAndretti NC