Evans vence final, mas Cassidy herda pole para eP de Londres 1. Dennis é 2º

Uma punição de cinco posições trazida de Roma tirou a pole de Evans. Assim, Cassidy vai sair na frente em Londres na primeira prova deste sábado da Fórmula E

Mitch Evans foi o mais rápido da classificação deste sábado (29) em Londres. Porém, uma punição de cinco posições em Roma deu a Nick Cassidy a posição de honra no grid. Assim, o piloto da Jaguar vai sair na sexta posição e a primeira fila terá o líder do campeonato, Jake Dennis, com o neozelandês da Envision.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

[relacionadas]

A primeira corrida do fim de semana da Fórmula E em Londres está programada para as 13h (horário de Brasília) de sábado (29). O GRANDE PRÊMIO inicia as transmissões 30 minutos antes de cada prova, ou seja, a partir das 12h30, AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Saiba como foi a classificação do eP de Londres 1:

Grupo A

Dois dos três candidatos ao título partiriam logo rumo à pole-position: Dennis e Evans, além de Vergne, Da Costa, Bird, Vandoorne, Rast, Mortara, Lotterer, Sette Câmara e Frijns. A expectativa era de chuva na pista britânica, mas nenhum sinal até o início da sessão.

Como se esperava, os candidatos ao título mostravam suas cartas de início, com Evans em segundo, 1min11s770, enquanto Dennis cravara 1min11s149 e assumira a liderança. Quem também começava bem eram Mortara, fazendo tempo de 1min11s534 e Sette Câmara, com 1min11s676.

A surpresa ficou por conta do atual campeão, Vandoorne, que conseguiu avançar às quartas de final com o terceiro tempo, 1min10s965. Rene Rast, da McLaren, garantiu a última vaga, 1min10s984. Dennis passou como primeiro do grupo, 1min10s873, enquanto Evans veio na sequência, 1min10s903.

Stoffel Vandoorne surpreendeu e avançou às quartas de final em Londres (Foto: DS Penske)

Grupo B

Cassidy, Wehrlein, Günther, Buemi, Nato, Hughes, Fenestraz, Di Grassi, Ticktum, Muller e Merhí formavam o pelotão que buscaria as outras quatro vagas para as quartas de final em Londres, também sem nenhuma ameaça de chuva para eles.

Disposto a adiar o título de Jake Dennis, Cassidy começou a sessão com tudo, 1min11s604, logo ultrapassado por Günther, 1min11s381. O brasileiro da Mahindra também iniciara a sessão com um bom tempo, 1min11s823. Na sua volta rápida, Nato passou reto na curva 16 e perdeu a chance de melhorar seu tempo.

A dupla da Envision dominou os doze minutos, com Cassidy na liderança do grupo, e Buemi 0s162 atrás, avançando para a próxima fase. Dan Ticktum, da NIO, brilhou com o terceiro lugar, 1min11s093, e Pascal Wehrlein fechou os quatro primos da sessão.

Ticktum brilhou na reta final em Londres para ficar entre os 4 do Grupo B (Foto: NIO)

Quartas de Final

Mitch Evans (2º A) x Stoffel Vandoorne (3º A)

Duelo inédito na temporada, uma volta rápida apenas para seguir adiante. E foi um atropelo do neozelandês da Jaguar, 1min10s463, contra 1min11s071 do belga da DS Penske. Mitch segue vivo para brigar pelo título em 2023.

Jake Dennis (1º A) x Rene Rast (4º A)

Rast bem que tentou surpreender nesta fase, mas Dennis foi com tudo para ir à semifinal, 1min10s497 para o principal candidato à campeão da temporada. O piloto da McLaren fica pelo caminho, 1min10s893.

Sebastién Buemi (2º B) x Dan Ticktum (3º B)

A disputa entre eles também nunca aconteceu na classificação e foi muito equilibrado. Ticktum cravou 1min10s404, enquanto Buemi avança para as semifinais, 1min10s404, a volta mais rápida do fim de semana até o momento.

Nick Cassidy (1º B) x Pascal Wehrlein (4º B)

No último duelo desta fase, melhor para o neozelandês da Envision, 1min10s613, contra 1min11s057 do alemão da Porsche. Vamos às semifinais!

Rast não teve chances contra Dennis nas quartas de final do eP de Londres 1 (Foto: McLaren)

Semifinal

Jake Dennis x Mitch Evans

Um grande duelo, talvez o mais esperado do fim de semana até o momento entre o líder do campeonato e o terceiro colocado da Jaguar. No mano a mano, melhor para Jake Dennis, 2 a 0. Um erro do britânico da Andretti deixou o piloto pelo caminho, 1min10s806. Evans vai para a disputa da pole, 1min10s430.

Nick Cassidy x Sebastién Buemi

O confronto entre os companheiros de equipe está empatado no mano a mano, 1 a 1. Mas um vacilo do suíço, que passou reto na chicane, deu a vaga de bandeja para Cassidy. 1min10s662 para Nick, que vai para a final.

Dennis errou no duelo contra Evans e vai largar na segunda fila (Foto: Andretti)

Final

Mitch Evans x Nick Cassidy

Confronto neozelandês na disputa pela pole-position em Londres. No mano a mano, 1 a 0 para Cassidy. E foi no detalhe, mas é Mitch Evans quem vai sair na posição de honra do grid, 1min10s578, contra 1min10s604 de Nick. Terceira pole na temporada e mais três pontos no campeonato para o piloto da Jaguar.