Evans vence em Berlim com primeiro 1-2 da Jaguar e deixa recado: Wehrlein que se cuide

Em Tempelhof, Mitch Evans chegou a duas vitórias consecutivas na Fórmula E, feito alcançado este ano apenas pelo líder Pascal Wehrlein, que precisa se cuidar — dominante em São Paulo e Berlim, a Jaguar vem com tudo na briga pelo título

Se o eP de São Paulo trouxe 114 ultrapassagens, um recorde de velocidade e sete líderes diferentes ao longo da corrida, o eP de Berlim realizado neste sábado (22) marcou o início da segunda rodada dupla da Fórmula E 2022/23 com um brinde aos amantes do esporte a motor: uma disputa frenética volta a volta, com carros lado a lado em praticamente todas as curvas e pilotos arriscando no limite. No fim, Mitch Evans levou a melhor e garantiu sua segunda vitória seguida, o que deixa claro: a Jaguar está na briga — e não é de brincadeira.

A corrida do Anhembi já havia trazido mostras de que a dominância da Porsche na temporada sofria ameaças, principalmente do conjunto britânico — que tem forte ritmo de classificação desde o início do campeonato, mas não se equiparava à eficiência do carro alemão durante as corridas. No entanto, a etapa de Berlim afirmou que, de fato, a Jaguar tem encontrado evoluções em ambas as áreas com o desenrolar da competição.

[relacionadas]

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Foi o primeiro 1-2 da história da equipe na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Na classificação, um domínio evidente dos ingleses deu o tom: três carros com seu trem de força no mata-mata, curiosamente com a exceção de Evans, e dois deles na final: Sébastien Buemi, da Envision, e Sam Bird, da equipe de fábrica. Melhor para o suíço, que passou Jean-Èric Vergne e se isolou com o maior número de poles da história da categoria — 16.

Se a primeira fila inteiramente composta por motores Jaguar já indicava o que viria pela frente, nada se compara à trajetória de Evans durante a disputa. Largando em nono, o neozelandês se manteve longe das confusões em uma corrida marcada por vários acidentes, em que o grid acabou completamente mexido e até a Abt Cupra chegou a ocupar o top-10. Assim, foi calmamente ganhando colocações e se colocou em posição de atacar Buemi pela vitória no fim.

Com o resultado, Evans sai da nona posição no Mundial de Pilotos e dá um salto para o quarto lugar, à frente inclusive de Jake Dennis, que chegou à Alemanha no segundo posto. Ainda que o líder Pascal Wehrlein permaneça longe — são 30 pontos de diferença —, o vice de 2022 entra definitivamente na briga e deixa claro que o alemão precisa se cuidar.

Frenética, corrida em Berlim foi mais uma bela exibição da Fórmula E em 2023 (Foto: Fórmula E)

Fazendo um recorte recente das últimas três corridas, são 50 pontos para o companheiro de Bird e 14 para Pascal. A gordura, ainda que se mantenha corrida após corrida, pode ir pelos ares no caso de um abandono — como na Cidade do Cabo —, o que transformaria o campeonato em um verdadeiro pandemônio: no momento, 14 pontos separam Nick Cassidy, o segundo, de Buemi, o terceiro. Uma quebra de Wehrlein pode embolar tudo de vez.

Vale destacar, porém, que o líder do campeonato vai seguindo a cartilha de Stoffel Vandoorne, atual campeão. No ano passado, o belga venceu apenas uma corrida, mas foi absolutamente regular e terminou com a taça, mesmo com Evans e Edoardo Mortara triunfando quatro vezes cada. Ainda que a seca de pódios e as classificações ruins acendam um alerta, as recuperações do piloto alemão ainda o mantêm com a gordura em dia na ponta.

No fim, quem agradece é o público. A Porsche se notabiliza por ganhar muitas posições ao longo das corridas, mas dificulta cada vez mais a própria missão com classificações terríveis. Por outro lado, a Jaguar agradece e segue fazendo seu trabalho, acertando os ponteiros e subindo na classificação.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Günther somou seus primeiros pontos na temporada e, de quebra, garantiu o primeiro pódio da história da Maserati (Foto: Fórmula E)

Neste domingo, o Aeroporto de Tempelhof receberá a segunda corrida do fim de semana, desta vez no sentido horário da pista. A corrida marca a metade do campeonato, e será fundamental para entender se a afirmação da Jaguar ainda é um processo em andamento ou se a Porsche tem armas para responder já em casa.

Além disso, é importante destacar o crescimento da Maserati, que enfim conseguiu brigar entre os ponteiros e conquistar seu primeiro pódio com Maximilian Günther — mesmo após um erro que custou caro na classificação. No primeiro ano dos novos carros Gen3, as equipes ainda vão se encontrando e prometem gerar um campeonato brigado até os últimos instantes.

Todas as atividades de pista da temporada 2022/23 serão transmitidas pelo GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, tanto pelo canal do YouTube quanto pelo Kwai.

Neste domingo, o TL3 está marcado para acontecer às 3h, com a classificação novamente às 5h20 e a corrida 2 às 9h30Gefferson Kern comanda a transmissão na narração, com JP Nascimento Pedro Henrique Marum nos comentários.