Evans comanda 1-2 da Jaguar e crava pole no eP de Roma 1 da Fórmula E

O domínio da Jaguar impressionou durante toda a sessão e quem levou a melhor foi Evans, que bateu o companheiro Sam Bird e conquistou a segunda pole na temporada 2023 da Fórmula E

Mitch Evans é o nome do fim de semana em Roma. Neste sábado (15), o piloto da Jaguar bateu o companheiro de equipe Sam Bird e cravou a segunda pole-position na temporada 2023 da Fórmula E.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Relacionadas

A corrida 1 está marcada para as 10h. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

A primeira fila no eP de Roma 1 é toda da Jaguar (Foto: Fórmula E)

Saiba como foi a classifcação para o eP de Roma 1:

Grupo A

Dennis, Wehrlein, Vergne, Günther, Bird, Vandoorne, Fenestraz, Lotterer, Ticktum, Sette Câmara e Müller formavam o primeiro time a ir à pista italiana. Assim que o cronômetro disparou, todos foram para suas voltas rápidas.

Fenestraz cravou 1min40s560, logo superado por Müller, 1min40s094. Wehrlein vinha na sequência, com 1min40s108. Quem barbarizou foi Dennis, 1min39s618, seguido por Sam Bird, 1min39s850. O brasileiro Sette Câmara não acertou uma boa volta e era o penúltimo do grupo, 1min41s159.

Vandoorne vinha em volta, mas acertou o muro na traiçoeira curva 4 e ficou com a asa dianteira bem avariada. Por fim, Wehrlein e Vergne ficam de fora e avançam: Fenestraz na liderança, Sam Bird em segundo, Jake Dennis em terceiro e Max Günther em quarto. Sette Câmara perdeu o carro na curva 4 e larga na última fila.

Maximilian Günther avançou ao mata-mata em Roma (Foto: Maserati)

Grupo B

Cassidy, Evans, Da Costa, Buemi, Mortara, Hughes, Rast, Frijns, Di Grassi, Nato, Merhi formavam o segundo time que, logo que o cronômetro disparou, foram à pista em busca das quatro vagas ao mata-mata em Roma.

Evans veio bem, 1min39s300, seguido por Buemi, com 1min39s459. Quem também sofria com a curva 4 era o brasileiro da Mahindra, que também perdeu a passada e foi reto. A dupla da McLaren completava os 4 primeiros.

Bandeira vermelha faltando 18s por conta de uma pancada fortíssima de Jake Hughes, e avançaria às quartas de final não fosse a pancada. Assim, passam para a disputa da pole-position: Evans, Buemi, Rast e Mortara.

Mortara avançou no grupo B graças à batida de Hughes em Roma (Foto: Maserati)

Quartas de Final

Sam Bird (3º A) x Jake Dennis (2º A)

Ambos nunca se enfrentaram nos mata-matas da categoria. O britânico da Jaguar teve sua punição cancelada e,por isso, foi à pista. Melhor para Bird, que vai à semifinal com 1min38s816, contra 1min39s266 do piloto da Andretti, líder da temporada.

Maximilian Günther (4º A) x Sacha Fenestraz (1º A)

Nos dois duelos entre os pilotos, melhor para a Nissan. Na volta rápida, Sacha foi abrindo boa vantagem e avançou, 1min38s872, contra 1min39s315 de Günther. Hat-trick do franco-argentino contra o alemão da Maserati.

Rene Rast (3º B) x Sebastien Buemi (2º B)

Ambos nunca se enfrentaram em playoffs e travavam um bom duelo para ver quem iria às semifinais. Mas quem levou a melhor foi Buemi, com 1min38s822, 0s039 à frente de Rast.

Edoardo Mortara (4º B) x Mitch Evans (1º)

Nos duelos, duas vitórias do representante da Jaguar contra uma do piloto da Maserati. Por apenas 0s440, Evans vai à semifinal com 1min38s460, contra 1min38s900 de Mortara. A melhor volta até o momento do mata-mata.

Buemi avançou para as semifinais do eP de Roma 1 (Foto: Fórmula E)

Semifinal

Sacha Fenestraz x Sam Bird

Disputa inédita entre os dois na briga pela pole-position em Roma. Ambos travaram um duelo bastante apertado que seria decidido nos milésimos. Não fosse um erro de Fenestraz, que fica na semifinal com 1min39s807, enquanto a Jaguar de Bird vai para a final: 1min38s761.

Sebastien Buemi x Mitch Evans

Três disputas entre eles, melhor para Evans (2 x 1). Um erro de Buemi colocou o suíço longe da final, com 1min40s470. A Jaguar vai disputar a pole com seus dois pilotos, 1min38s461 de Mitch.

Fenestraz larga na segunda fila em Roma (Foto: Nissan)

Final

Sam Bird x Mitch Evans

No duelo taco a taco, o #9 também leva a melhor sobre o companheiro de Jaguar. Bird vendeu caro a pole-position, mas não teve jeito: Mitch Evans sai em primeiro, com 1min39s089, a segunda na temporada 2023.