McLaren anuncia saída de Rast após um ano e abre espaço para Bird na Fórmula E 2024

René Rast está fora da McLaren e do grid da Fórmula E. A equipe anunciou, na manhã desta terça-feira (15), via comunicado nas redes sociais

O grid da temporada 2024 da Fórmula E recebeu mais uma resposta na manhã desta terça-feira (15): a McLaren não conta com René Rast. Em comunicado oficial, a equipe que estreou na categoria em 2023, confirmou a saída do piloto alemão após campeonato bastante complicado.

Rast foi o escolhido como piloto mais experiente da McLaren para o primeiro ano de Fórmula E. Atualmente com 36 anos, Rast fez uma corrida na Fórmula E com a Aguri, em 2016, e voltou para correr já na era Gen2, em 2020, pela Audi, quando fez as últimas seis corridas da temporada e conquistou até pódio. A marca alemã manteve o piloto para ser titular em 2021, quando até voltou ao pódio, mas não confirmou a boa impressão do ano anterior.

[relacionadas]

Após uma temporada fora do grid, com a saída da Audi, foi chamado de volta para ajudar na McLaren. A verdade, porém, é que, apesar de ir ao pódio na segunda corrida em Diriyah, terminou o ano com dez corridas seguidas fora dos pontos, e menos pontos e destaque que o companheiro de equipe novato Jake Hughes. Ainda alimentou problemas, com acidentes diversos. Tanto que, no encerramento da temporada, em Londres, Pascal Wehrlein chegou a dizer que Rast "precisava de umas férias" após um acidente entre os dois.

Rast atropela zebra, deixa linha de corrida e se engalfinha com Wehrlein em Londres (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

"René foi parte integral dos sucessos da equipe na primeira temporada completa da McLaren na Fórmula E", disse o comunicado.

"Agora, René tomou a difícil decisão de buscar outras oportunidades, e a equipe oferece suporte nesta decisão. Não podemos agradecê-lo o bastante por tudo que fez para o time ao longo do último ano", apontou.

"Com isso dito, a equipe tem trabalhado nos bastidores para buscar a melhor dupla possível de pilotos para a temporada dez da Fórmula E. Estamos animados para anunciar, no momento certo, nossa dupla de pilotos para a temporada 2024. Obrigado novamente, René. Sentiremos sua falta", finalizou.

Rast deixa o grid da Fórmula E (Foto: McLaren)

As outras oportunidades ditas pela McLaren são fora da Fórmula E. Rast busca o tetracampeonato do DTM e está acertado com a BMW para ser um dos pilotos do hipercarro de fábrica no WEC.

Com isso, a expectativa é que a equipe inglesa rapidamente anuncie Sam Bird, recém-saído da Jaguar, como substituto. Hughes impressionou o time ao longo do ano e vai continuar nos quadros.

A temporada 2024 da Fórmula E está marcada para começar em 13 de janeiro de 2024, no Hermanos Rodríguez, com o eP da Cidade do México.

Dennis confirma interesse da Andretti em Felipe Drugovich. Fórmula E é boa opção? | GP às 10