Maserati anuncia saída de Mortara após seis temporadas e abre vaga na Fórmula E

Com grid da temporada 2024 ainda em formação, Maserati anunciou o fim da ligação com Edoardo Mortara após seis temporadas

Chegou ao fim uma das parcerias mais bem-sucedidas e longas entre piloto e equipe na história da Fórmula E. Na tarde desta sexta-feira (15), a Maserati anunciou a saída de Edoardo Mortara e abriu, oficialmente, uma vaga no grid da categoria para a temporada 2024.

Embora a Maserati só tenha estreado na Fórmula E com o nome e as cores neste 2023, a equipe é oficialmente uma continuação da Venturi, que ainda é responsável por operar o dia a dia do time. E foi justamente pela Venturi que Mortara estreou na categoria na temporada 2017/18 e passou por todos os campeonatos desde então como titular.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No período, Mortara venceu seis corridas, conquistou duas pole-positions e 13 pódios, com direito ao vice-campeonato da temporada 2021, quando brigou até o fim pelo caneco. Embora ainda tivesse mais um ano de contrato, Edoardo sai após uma temporada decepcionante em que marcou apenas 39 pontos e ficou no 14º posto do campeonato de Pilotos. Para efeito de comparação, o companheiro de equipe Maximilian Günther foi sétimo, com 101 tentos.

"Gostaríamos de agradecer a Edo pelos esforços e sucesso ao longo das últimas seis temporadas", disse James Rossiter, chefe da Maserati. "Sua experiência, conhecimento e expertise foram fundamentais em nossa jornada de desenvolvimento como equipe. Pessoalmente, foi um privilégio trabalhar com ele, e todos nós desejamos sucesso no futuro", falou.

Mortara viveu temporada decepcionante na Fórmula E (Foto: Maserati)

"A Maserati gostaria de agradecer a Edo pela sua contribuição e compromisso constantes com a equipe na nona temporada", comentou Giovanni Sgro, diretor da Maserati.

"Sua resiliência ajudou a equipe a alcançar resultados positivos e a contribuir para o resultado na primeira temporada da Maserati na categoria elétrica. Ele também demonstrou capacidade de recuperação em momentos difíceis. É um piloto bem-sucedido, e estamos muito satisfeitos e honrados por ele ter sido porta-estandarte do Tridente em todo o mundo. Desejamos a ele tudo de melhor em sua carreira como piloto"

"Vivi uma grande jornada nos últimos seis anos da minha carreira e foi uma honra representar a equipe durante esse período", despediu-se Mortara.

"Desde 2017, vivemos muitas coisas juntos, às vezes uma montanha-russa, mas após aprender com os momentos difíceis que enfrentamos, crescemos e nos tornamos uma equipe competitiva, lutando por vitórias e títulos mundiais. Estou orgulhoso do papel que desempenhei nisso. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer à equipe pelo apoio e confiança depositaram em mim. Desejo a eles sorte no futuro", finalizou.

A expectativa geral é que Günther tenha o contrato renovado, uma vez que o acordo anterior se encerrou no fim da temporada 2023. Assim, a Maserati conta com uma vaga em aberto — e, após o campeonato recente, trata-se da vaga mais atraente disponível.

Dois nomes disparam com os favoritos. Um é Felipe Drugovich, que defendeu a Maserati no teste de novatos e no treino livre zero de Berlim na temporada passada, ambos somente com pilotos de fora do grid, e liderou os dois. O outro é Nyck de Vries, campeão da Fórmula E com a Mercedes em 2021 e interessado em regressar à categoria elétrica.

F1 ou NADA? O dilema de DRUGOVICH para 2024: voltar a CORRER | GP às 10