Mahindra confirma saída de Di Grassi e fica com 2 vagas abertas na Fórmula E 2023/24

Depois de apenas uma temporada juntos, Mahindra e Lucas Di Grassi decidiram encerrar parceria para a décima edição da Fórmula E. Agora, time indiano tem duas vagas para preencher

Depois de apenas um ano juntos na Fórmula E, Lucas Di Grassi e Mahindra seguirão caminhos separados a partir do ano que vem. Nesta terça-feira (26), a equipe indiana anunciou, por meio de suas redes sociais, a "decisão mútua" de encerrar a parceria com o brasileiro, que desembarcou no time sediado na Inglaterra ao fim do ano passado.

"Em nome de todos na Mahindra, eu gostaria de estender meus sinceros agradecimentos a Lucas [Di Grassi] por sua contribuição à equipe ao longo do último ano", disse o CEO da Mahindra, Frédéric Bertrand. "Lucas desempenhou um papel valioso desde que se juntou a nós na Era Gen3, mas as duas partes sentem que é o momento certo de buscar outras opções para o futuro", admitiu.

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"Ele sempre continuará como parte da família Mahindra, e vai embora levando apenas nossos melhores desejos em relação a seus futuros desafios", finalizou.

Agora, além do posto deixado em aberto por Oliver Rowland ainda durante a temporada, a escuderia vai precisar ir atrás também de um segundo piloto. O britânico deixou a equipe logo após o eP de Mônaco e foi substituído por Roberto Merhi, que não conseguiu se aproximar em nenhum momento do ritmo de Di Grassi.

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Di Grassi conviveu com um trem de força sem eficiência ao longo de todo o ano (Foto: Fórmula E)

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O casamento entre Di Grassi e Mahindra marcou o primeiro ano da equipe como fornecedora de trens de força na Fórmula E, mas o resultado não poderia ter sido mais desastroso. Sem competitividade alguma, o time indiano se arrastou no fundo do grid ao longo de todo o ano e precisou até se ausentar do eP da Cidade do Cabo, pois não conseguiria garantir a segurança de seus pilotos devido ao sistema de suspensão traseira — como a Abt Cupra é cliente da escuderia, também desistiu de correr.

E os alemães, inclusive, podem desempenhar um papel importante no futuro de Di Grassi. A falta de ritmo incomodou bastante o brasileiro, que passou a conversar com a Abt sobre a vaga — ao lado de Nico Müller — para o ano que vem. Robin Frijns, por sua vez, já confirmou o retorno à Envison após um ano fora.

Ainda que a equipe espere mais um ano difícil com o motor Mahindra, a temporada 2024/25 oferece a possibilidade de buscar uma nova fornecedora — e a compatriota Porsche surge como favorita no cenário.

Além de todos esses fatores, Lucas é um velho conhecido da Abt, que foi parceira da Audi no início da caminhada dos alemães na Fórmula E. Na temporada 2016/17, inclusive, a aliança Audi-Abt conquistou o título da categoria justamente com o brasileiro.

Fórmula E retorna oficialmente no dia 13 de janeiro, com a abertura da temporada, na Cidade do México. Antes disso, porém, a categoria realiza sua pré-temporada, em Valência, entre os dias 23 26 de outubro.