Kelvin van der Linde volta à ABT Cupra e substitui Müller no eP de Berlim da Fórmula E

Substituto de Robin Frijns durante 2023, Kelvin van der Linde retorna ao time para render Nico Müller na etapa de Berlim

Após Envision e Mahindra, a ABT Cupra foi mais uma equipe que definiu quem será o substituto do piloto que vai ficar de fora do grid na rodada dupla do eP de Berlim, por conta de conflito de datas com o WEC. Kelvin van der Linde foi o escolhido e ocupará o carro de Nico Müller, com Lucas Di Grassi como dupla, no evento do aeroporto de Tempelhof.

Van der Linde é um velho conhecido da equipe. Afinal, disputou três corridas na temporada 2023, enquanto o então piloto Robin Frijns se recuperava de uma fratura na mão. Embora não tenha chegado a pontuar, num momento em que a equipe amargava o pior carro do grid, impressionou o bastante para ser convidado de volta.

[relacionadas]

"Nico está em grande fase no momento, então claro que machuca um pouco perdê-lo por duas corridas", afirmou o chefe da ABT Cupra, Thomas Biermaier. De qualquer maneira, não queremos colocar nenhum obstáculo no caminho do compromisso paralelo que tem com o WEC e demos a permissão oficial para que ele vá [correr as 6 Horas de Spa]", disse.

"Com Kelvin, estamos numa posição de sorte de contar com um piloto que está familiarizado com a Fórmula E e já correu três provas conosco. Estamos todos ansiosos por mais um fim de semana juntos", completou.

Nico Müller pode estar de mudança fica fora do eP de Berlim (Foto: Fórmula E)

Já Van der Linde se mostrou animado com a oportunidade. O piloto esteve na classificação das 24 Horas de Nürburgring, no fim de semana e vai para duas provas do DTM na sequência — nos dois casos pela própria Abt —, antes da Fórmula E. Sequência movimentada.

"Estou bem ansioso para retornar à Fórmula E, especialmente aos muitos fãs e ao lugar especial que é Berlim. Já passei muitas horas no simulador com a equipe e estive em eventos da categoria, mas claro que é diferente guiar de verdade novamente", falou.

"Minha meta é fazer a minha parte na rota ascendente da equipe no momento e talvez conseguir alguma surpresa. É legal correr numa grande variedade de categorias em semanas seguidas. É o que eu quero fazer enquanto piloto", finalizou.

Fórmula E e WEC correm, ambas, no fim de semana de 11 de maio: a categoria dos carros elétricos, em Berlim, enquanto o endurance visita Spa-Francorchamps, na Bélgica. Apesar da corrida do WEC estar marcada para o sábado, há uma regra em vigor na Fórmula E que proíbe as equipes de escalarem pilotos diferentes nos dois eventos de uma rodada dupla, que é o caso do eP de Berlim. Assim, se os titulares ficam fora no sábado, precisam obrigatoriamente assistir de longe no domingo.

Vários pilotos do grid da Fórmula E também guiam por uma equipe do WEC e, portanto, o conflito causará perdas nas duas categorias. Aqueles que tiverem contrato primordial com a equipe da Fórmula E, ficam fora das 6 Horas de Spa; os que têm contrato principal com o WEC, perdem o eP de Berlim.

Fórmula E retorna no dia 27 de abril, com a disputa da oitava etapa da temporada no eP de Mônaco — que tem todas as suas quatro atividades previstas para o sábado. O GRANDE PRÊMIO transmite a temporada completa AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SAINZ entre AUDI e RED BULL, HAMILTON mal-humorado e mais: tudo da FÓRMULA 1 na China | WGP