Infernal! Fórmula E vai cumprimentar o capeta em Jacarta

Na primeira rodada dupla da Fórmula E na Indonésia, pilotos da categoria se preparam para as altas temperaturas — que também prometem afetar os carros. JP Nascimento analisa

No ano passado, quando fez sua primeira corrida em Jacarta, a Fórmula E tratou o forte calor local como um dos empecilhos para que a etapa pudesse receber uma rodada dupla. Entretanto, a prova da Indonésia entrou no calendário de 2022/23 para receber duas disputas no mesmo fim de semana — e o calor promete ser protagonista ao longo dos dois dias.

As altas temperaturas geram duas preocupações diferentes: a primeira em relação aos pilotos, a segunda no que se refere aos carros. Primeiro, a natural exigência física: alguns pilotos, como Lucas Di Grassi, já registraram treinos em sauna com o objetivo de aumentar a resistência ao calor.

[relacionadas]

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Na única vez que a Fórmula E foi a Jacarta, Mitch Evans venceu (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Além disso, as equipes também se preocupam bastante com o rendimento dos carros, que superaquecem facilmente sob altas temperaturas. O cuidado principal é com a bateria, claro, que despenca em eficiência quando esquenta demais, mas outros componentes também inspiram cuidados.

Primeiramente, o conjunto de freios sofre bastante no calor, assim como os novos pneus Hankook — que, por serem compostos também para pista molhada, são consideravelmente duros e fritam com certa facilidade.

Assim, JP Nascimento comenta o que esperar do forte calor em Jacarta no vídeo desta semana. Assista!