Fórmula E vê Vallelunga ganhar força para substituir eP de Roma na temporada 2023/24

Em busca de um circuito permanente para substituir o eP de Roma, a Fórmula E mira no Circuito de Vallelunga, que oficializou o interesse de receber a categoria em 2024

A Fórmula E já tem uma nova 'favorita' para ocupar o posto vago pelo eP de Roma, retirado do calendário da próxima temporada após o acidente assustador na corrida realizada em julho. De acordo com a mídia local, o circuito italiano de Vallelunga, situado na comuna de Campagnano di Roma, apresentou uma carta de interesse em receber a prova e sai na frente de pistas como Misano e Ímola.

A categoria busca uma nova casa na Itália após a saída de Roma do calendário, em uma decisão baseada na segurança dos pilotos — que, por sua vez, não foram consultados sobre o tema e revelaram surpresa com a retirada da capital italiana da programação.

[relacionadas]

No calendário revelado pela Fórmula E no último mês de outubro — que ainda passará por alterações antes do início oficial da temporada —, a etapa italiana prevê uma rodada dupla nos dias 13 e 14 de abril, e o susto com a sequência de batidas no apertado circuito de Roma levou a categoria a considerar uma ida a pistas permanentes.

Desta forma, Misano — que recebe a MotoGP — e Ímola — parte do calendário da Fórmula 1 — se tonaram as favoritas ao posto, mas a vontade de Vallelunga de hospedar a Fórmula E e a distância de pouco menos de uma hora de Roma acabaram pesando. De acordo com o portal inglês The Race, a pista se tornou a grande favorita para receber a categoria no ano que vem.

Depois de edições em 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, Roma deixou o calendário (Foto: Fórmula E)

Caso Vallelunga seja a escolhida pela Fórmula E, o total de circuitos permanentes do calendário seria elevado a quatro, já que estão previstas etapas no Autódromo Hermanos Rodríguez [Cidade do México], no Circuito de Xangai e no Portland International Raceway.

Além disso, a temporada ainda prevê a tão aguardada estreia da categoria em Tóquio, mas em um circuito desenhado nas ruas da capital japonesa.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está prevista para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, e ainda passará por Diriyah, Hyderabad, São Paulo, Tóquio, Mônaco, Berlim, Xangai, Portland e Londres.

Para a versão final do calendário, a ser divulgada entre novembro e dezembro, a volta de Jacarta — que estreou em 2023 — não está totalmente descartada. A pista indonésia ficou de fora para 2024 devido ao choque de datas com as eleições presidenciais locais, mas a Fórmula E ainda estuda a possibilidade de mover a prova para um período diferente do ano.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!