Fórmula E ultrapassa Nascar e se torna categoria com 4ª maior base de fãs do mundo

Depois de uma das temporadas mais movimentadas de sua história, a Fórmula E registrou um importante crescimento em sua base de fãs e deixou para trás até a tradicional Nascar

A temporada 2022/23 da Fórmula E trouxe, além da estreia dos carros de terceira geração — os Gen3 —, um dos campeonatos mais disputados de sua história e uma série de quebras de recordes nas pistas. Ao longo da última temporada, a categoria observou um crescimento importante no número de telespectadores e viu sua base crescer em 17%, o que a fez ultrapassar a Nascar como quarta categoria em número de fãs no mundo.

A base de fãs atingiu um recorde de 344 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada pela analista Potentia Insight. Os maiores crescimentos aconteceram em Alemanha e Estados Unidos, com aumentos de 45% e 30%, respectivamente. Além disso, o Brasil — que fez sua estreia na categoria em 2023 — também apresentou aumento significativo de audiência.

Relacionadas

Além da forte competição nas pistas, que envolveu uma verdadeira 'guerra' de bastidores entre as duas principais fornecedoras da categoria — Jaguar e Porsche —, a chegada dos novos carros também potencializou o aumento de fãs. Com os monopostos mais velozes e tecnológicos da história, a disputa foi elevada a outro nível e trouxe várias quebras de recordes ao longo do ano.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula E apresentou 4 postulantes reais ao título ao longo do ano (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Utilizando o GenBeta — uma versão mais rápida e menos segura do Gen3 —, Jake Hughes atingiu a maior velocidade da história de um veículo em ambientes fechados, com 218,7 km/h na pista de Londres. Além disso, Mitch Evans chegou a 276,6 km/h no TL1 do eP de Portland, o que representa a maior velocidade de todos os tempos na Fórmula E.

"Estamos em um bom caminho para estabelecer a Fórmula E como o esporte motorizado mais emocionante e inovador para os fãs, além de ser o mais sustentável do mundo", disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. "Nossas equipes e pilotos superaram todas as expectativas de um ano atrás para pegar o Gen3 e levá-lo além do que todos pensávamos ser possível", elogiou.

"Como resultado, o valor de entretenimento das corridas de Fórmula E está fora de escala, o que atrai mais fãs e telespectadores do que nunca. Estamos empenhados em aproveitar esse impulso e desenvolver novas formas de apresentar os nossos eventos de corrida para aumentar a base de fãs e o público ainda mais rapidamente", completou.

Fórmula E retorna oficialmente no dia 13 de janeiro, com a abertura da temporada, na Cidade do México. Antes disso, porém, a categoria realiza sua pré-temporada, em Valência, entre os dias 23 26 de outubro.