Fórmula E vê solução distante para conflito com WEC e vai ter desfalques em Berlim

A Fórmula E não conseguiu resolver o problema de conflito de datas com o WEC e vai ter de lidar com diversos desfalques no eP de Berlim. Atual campeã Envision, com dois pilotos envolvidos na disputa do Mundial de Endurance, será equipe mais afetada

Sem encontrar soluções para resolver o conflito de datas entre o eP de Berlim e as 6 Horas de Spa do WEC, a Fórmula E já se prepara para a realidade de perder vários pilotos durante o fim de semana da etapa alemã, programada para começar no dia 11 de maio de 2024. A Envision será a maior prejudicada, já que tanto Sébastien Buemi quanto Robin Frijns possuem compromissos com Toyota e BMW, respectivamente.

Apesar do grande problema que envolve a Envision, outros times também vão sofrer com o conflito. Nyck de Vries, confirmado no carro #7 da Toyota — Buemi defende o #8 —, também se prepara para desfalcar a Mahindra, enquanto Nico Müller, piloto da Peugeot, deixará a Abt Cupra sem um de seus titulares.

[relacionadas]

A falta de um acordo entre as categorias, ambas gerenciadas pela FIA, foi noticiada primeiramente pelo portal inglês The Race. As 6 Horas de Spa estão programadas justamente para 11 de maio, dia de início do eP de Berlim, que prevê uma rodada dupla.

Buemi, curiosamente, havia sugerido que a categoria transformasse o eP de Portland em uma rodada dupla e retirasse a primeira corrida da Alemanha para resolver o conflito — o que foi parcialmente feito. Apesar de uma segunda corrida em solo americano já estar nos planos para 2024, a etapa de Tempelhof terá sua programação inicial mantida.

De volta à Envision para 2024, Frijns também está envolvido no conflito com o WEC (Foto: Envision)

Nem só de desfalques vive a Fórmula E, entretanto. Jean-Èric Vergne e Stoffel Vandoorne, que defendem a DS Penske, darão prioridade à categoria elétrica, mesma situação de António Félix da Costa — que não será liberado pela Porsche.

Norman Nato, que chegou a testar o Porsche 963 da Jota para substituir o português, também não terá liberação da Andretti, conforme assegurado pelo chefe da equipe americana, Roger Griffiths.

"Está muito claro onde está sua prioridade e quais são suas responsabilidades", disse o dirigente ao The Race. "Sempre dissemos: 'você pode pilotar outros carros, mas precisa entender que, se houver algum compromisso, a Fórmula E é a prioridade'", garantiu.

Dono da única vitória da DS Penske em 2023, Vergne dará prioridade à Fórmula E (Foto: Fórmula E)

"Isso está muito bem entendido. Não preciso me preocupar com nenhuma outra programação, e conflitos [de datas] não serão um problema para nós. Temos sido bastante inflexíveis em relação a isso", finalizou.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está programada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, que será disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!