Fórmula E prepara retorno à China em 2024 e analisa adaptação de traçado da F1

Sem esconder o objetivo de voltar a correr na China, Fórmula E analisa adaptação do Circuito Internacional de Xangai, que recebe a F1, para realizar prova já em 2024

Ainda buscando finalizar definitivamente o calendário da temporada 2023/24, a Fórmula E analisa a possibilidade de voltar a correr na China no ano que vem. A categoria nunca escondeu que o retorno ao país seria uma prioridade para os próximos anos, e o CEO Jeff Dodds já havia dito que "não descartaria" uma volta em 2024. E, desta vez, o palco será o Circuito Internacional de Xangai, que tradicionalmente recebe a Fórmula 1.

A informação é do portal inglês The Race. Segundo o veículo, a Fórmula E ainda estuda traçados alternativos na pista chinesa para avaliar a possibilidade de correr com os Gen3, mas o local sempre esteve na lista de possibilidades da categoria no país. A prova seria realizada no dia 25 de maio, data ainda vaga no calendário provisório de 2024.

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Em conversa com o GRANDE PRÊMIO realizada em março, Alberto Longo — cofundador da categoria — também havia admitido que o retorno à China era um dos objetivos a curto prazo. No entanto, naquele momento, o país ainda passava por graves problemas sanitários devido à pandemia, o que inviabilizava os planos.

Caso o acordo seja firmado, a Fórmula E faria duas corridas seguidas no continente asiático, já que o eP de Jacarta está confirmado para o dia 8 de junho — duas semanas depois.

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GP DA CHINA; XANGAI; FERRARI;
A etapa de 2024 seria a primeira participação da Fórmula E em Xangai (Foto: Scuderia Ferrari)

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A Fórmula E já correu em locais como Sanya e Hong Kong no passado, mas se afastou da China após a chegada da pandemia — assim como a F1. No entanto, a força do mercado local faz com que o retorno seja uma vontade também das equipes, e um plano foi posto em prática para que a categoria voltasse à ilha de Hainan em 2023. No entanto, ainda com regras rígidas em relação à saúde pública, não foi possível concluir o acordo.

Para o ano que vem, entretanto, a China já prepara o retorno da Fórmula 1, e a Fórmula E enxerga o Circuito Internacional de Xangai como uma pista de fácil adaptação. Assim, o plano é diminuir o traçado para permitir que os carros Gen3 cumpram a distância sem maiores problemas.

O calendário oficial da temporada 2023/24 da Fórmula E passará por aprovação do Conselho Mundial do Esporte a Motor no fim de outubro, e a tendência é de que a quantidade final de corridas passe de 17 para 16, assim como ocorreu este ano.

Por fim, ainda que tenha tentado resolver os conflitos de datas com o WEC — principalmente em 11 de maio, quando disputa o eP de Berlim 1 —, a Fórmula E não encontrou possibilidades viáveis para alterar o calendário.

Assim, algumas equipes podem perder seus pilotos durante o fim de semana alemão. A Envision, por exemplo, corre com Sébastien Buemi e Robin Frijns, que defendem Toyota e BMW no WEC, respectivamente.

Fórmula E retorna oficialmente no dia 13 de janeiro, com a abertura da temporada, na Cidade do México. Antes disso, porém, a categoria realiza sua pré-temporada, em Valência, entre os dias 23 26 de outubro.