Fórmula E planeja abrir temporada 2023/24 no fim do ano e negocia data com São Paulo

Alberto Longo, cofundador e chefe da Fórmula E, confirmou que a categoria almeja iniciar a temporada 2023/24 ainda este ano, em dezembro, e ainda negocia mudança de data com São Paulo

A Fórmula E segue preparando a configuração do calendário de sua próxima temporada, que marcará a décima edição da categoria, e a intenção da modalidade de monopostos elétricos é de iniciar o campeonato ainda no fim deste ano, com final previsto para 2024. O formato já é um velho conhecido e foi adotado pela competição durante seus primeiros anos, mas deixou de existir desde a pandemia. Além disso, a intenção é ter o eP de São Paulo como uma das etapas de abertura, mas as negociações para isso não são tão simples.

De acordo com Alberto Longo, cofundador e chefe da Fórmula E, a categoria precisa obedecer a uma série de regras por correr no Sambódromo do Anhembi, local em que São Paulo tradicionalmente realiza seu Carnaval.

[relacionadas]

"Basicamente, precisamos obedecer às regras do Carnaval, que é algo organizado e estabelecido há muito tempo no Brasil, como você pode imaginar", disse Longo ao portal inglês The Race. "Há algumas restrições em que, basicamente, você não pode correr 40 dias antes ou 20 dias depois depois do Carnaval — que não tem uma data fixa para todos os anos", explicou.

Fórmula E quer ter o eP de São Paulo como uma das primeiras rodadas do campeonato (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Além disso, nem a data de início do campeonato foi definida até agora. A janela considerada pela categoria como ideal para a estreia da temporada se inicia em 16 de dezembro de 2022 e vai até 13 de janeiro de 2024, mas a etapa que vai abrir a competição ainda não está confirmada.

O plano ideal da Fórmula E é conseguir encaixar a etapa de Los Angeles, ainda sob negociação, para ser uma das três primeiras do campeonato. Assim, a cidade americana completaria uma rodada tripla com Cidade do México e São Paulo, ainda que a ordem das corridas não esteja definida. Em 2023, o Autódromo Hermanos Rodríguez foi responsável por abrir a temporada.

"Uma das dúvidas que temos, e que precisa ser resolvida — primeiro por nosso conselho e depois pela FIA —, é sobre a data de início do campeonato", admitiu Longo.

Na temporada 2022/23, a Cidade do México foi a responsável por abrir o campeonato (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, o chefe da Fórmula E falou sobre a possibilidade de correr na Espanha, país que recebeu a pré-temporada do campeonato atual, em Valência. De acordo com Longo, o interesse de algumas cidades é real, mas as conversas ainda estão em estágio inicial e distantes de uma definição.

"Estou em conversas constantes com várias cidades da Espanha", revelou Longo. "É verdade que temos uma ou duas cidades realmente interessadas [em receber a Fórmula E] e estamos analisando isso, mas ainda é muito cedo para dizer. Vamos ver como as coisas acontecem", finalizou.

Fórmula E volta a aquecer os motores a partir do dia 3 de junho, com a rodada dupla do eP de Jacarta. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no aplicativo Kwai.