Fórmula E divulga calendário provisório de 2024 com SP em março e estreia de Tóquio

Com segunda edição confirmada do eP de São Paulo, estreia em Tóquio e três locais ainda não definidos, Fórmula E anunciou calendário provisório para temporada 2023/24

Em preparação para correr em Portland pela primeira vez na história no próximo fim de semana, a Fórmula E divulgou nesta terça-feira (20) o calendário provisório da temporada 2023/24, que terá a estreia de Tóquio e a segunda edição do eP de São Paulo. Além disso, a programação ainda conta com três datas a serem definidas — e o sonho da categoria é preenchê-las com Hyderabad, Cidade do Cabo e Málaga.

As principais mudanças em relação a 2023 são a quantidade de etapas, que vai passar de 16 para 17 no ano que vem, e a data de encerramento, marcada para o dia 21 de julho — ao contrário deste ano, que vai até o último dia do mês. Como a Fórmula E quer encerrar o campeonato antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris, decidiu pela alteração.

Relacionadas

A presença de Tóquio no calendário representa o cumprimento de um objetivo para a Fórmula E, que já almejava correr no Japão há anos. Marcada para o dia 20 de março de 2024, a prova será realizada em torno do Tokyo Big Sight, área turística da capital japonesa, e faz parte de um plano da cidade para zerar a emissão líquida de dióxido de carbono até 2050.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O eP de Jacarta está confirmado para mais um ano na Fórmula E e voltará a ser rodada única em 2024 (Foto: Fórmula E)

"Estou muito feliz com a decisão oficial de que Tóquio sediará uma corrida de Fórmula E em março de 2024", disse Yuriko Koike, Governadora de Tóquio. "Centrando-se na disseminação do uso de veículos de emissão zero, o Governo Metropolitano de Tóquio está acelerando ações em todos os domínios para promover a Zero Emission Tokyo, uma cidade ambientalmente avançada que não emite dióxido de carbono", destacou.

"A corrida não apenas aumentará o impulsionamento para a disseminação de veículos de emissão zero, mas também proporcionará uma oportunidade maravilhosa de aumentar a presença internacional de Tóquio, mostrando as atrações de nossa cidade para o mundo. Tóquio unirá forças com os organizadores para garantir o sucesso da prova", completou.

O campeonato do ano que vem, assim, está programado para começar em 13 de janeiro, um dia antes da atual temporada, também na Cidade do México. Depois, passa pela rodada dupla de Diriyah, no fim do mês, antes de duas corridas ainda não anunciadas para 10 e 24 de fevereiro — que foram colocadas na programação como forma de pressionar os promotores de Hyderabad e Cidade do Cabo, que serão encaixadas nessas datas.

Fórmula E corre para confirmar o segundo eP da Cidade do Cabo para 2024 (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O eP de São Paulo acontece no dia 16 de março, mesmo mês da estreia da Fórmula E em Tóquio. Abril terá o retorno da rodada dupla de Roma, que acontecerá em julho este ano, antes da disputa do eP de Mônaco no fim do mês.

Em maio, mais uma rodada dupla, desta vez em Berlim, antes de outra corrida ainda não definida — que tende a ser Málaga — em 25 de maio. Por fim, Jacarta [8 de junho], Portland [29 de junho] e Londres [20 e 21 de julho] fecharão a temporada 2023/24 com 17 corridas no total.

A próxima etapa da Fórmula E acontece no dia 24 de junho, com a estreia do eP de Portland, nos Estados Unidos. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.